Alcoa, Ball e Unilever se unem e lançam o primeiro uso da tecnologia de fundição sem carbono ELYSIS® em embalagens de cuidados pessoais e domésticos

A Alcoa Corporation (NYSE: AA; ASX: AAI), a Ball Corporation (NYSE: BALL) e a Unilever PLC (NYSE: UL) anunciaram o primeiro uso da inovadora tecnologia de fundição sem carbono ELYSIS® em embalagens de cuidados pessoais e domésticos para o consumidor. O anúncio ocorre antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) — encontro global de líderes dos governos, indústria, finanças e academia para discutir as mudanças climáticas e a necessidade de soluções colaborativas entre diversos setores.

Essa colaboração marca a primeira vez que o alumínio produzido com a tecnologia de fundição sem carbono ELYSIS — uma inovação que elimina as emissões diretas de gases de efeito estufa da fundição, gerando oxigênio no lugar de CO₂ — é utilizado em embalagens de cuidados pessoais e domésticos para o consumidor. A lata de aerossol resultante, feita com 50% de alumínio primário ELYSIS e 50% de conteúdo reciclado pós-consumo, representa uma das soluções de embalagem com menor pegada de carbono de sua categoria.

Esta iniciativa serve como modelo de como setores podem colaborar ao longo da cadeia de valor para acelerar a inovação em baixo carbono. Também demonstra alinhamento claro com as metas globais de descarbonização e com a crescente demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis.

“Por meio desta colaboração com a Ball e a Unilever, estamos ajudando a levar o alumínio de baixo carbono aos produtos do cotidiano e demonstrando como a inovação no nível do material pode proporcionar benefícios tangíveis de sustentabilidade”, disse Renato Bacchi, Vice-Presidente Executivo e Chief Commercial Officer da Alcoa. “Temos orgulho de colaborar em toda a cadeia de valor do alumínio para reduzir pegadas de carbono e gerar impacto real na vida das pessoas.”

“Este projeto combina maior conteúdo reciclado e alumínio primário de baixo carbono — ambos essenciais para descarbonizar a embalagem de alumínio e o setor como um todo. É, ao mesmo tempo, uma inovação em embalagem e uma colaboração crítica na cadeia de suprimentos”, disse Ramon Arratia, Chief Sustainability Officer e Vice-Presidente de Relações Públicas Globais da Ball Corporation.

A estreia do alumínio ELYSIS em embalagens de cuidados pessoais e domésticos para o consumidor marca um momento crucial para as indústrias de embalagens de alumínio e de bens de consumo. Juntas, Alcoa, Ball e Unilever estão provando que a colaboração pode desbloquear aplicações para tecnologias em mercados consolidados e reduzir emissões de gases de efeito estufa.

 

Fonte: Edelman e foto: divulgação

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com