Close

Apoiados pela SIG, Recicleiros e so+ma coletaram 7,5 mil toneladas de material reciclável em 2024

Dois importantes projetos brasileiros voltados à reciclagem e à economia circular, Instituto Recicleiros e so+ma, divulgaram os resultados de 2024 com crescimento expressivo em relação ao ano anterior, alcançando uma reciclagem recorde de materiais descartados. Enquanto o Instituto Recicleiros registrou aumento de 64%, reaproveitando 7,2 mil toneladas de resíduos em 14 municípios, a so+ma, presente em 4 cidades do Paraná, recolheu 31% a mais de materiais recicláveis do que em 2023, totalizando 288 toneladas.

Com o patrocínio da SIG, essas iniciativas não apenas reduzem a quantidade de lixo e as emissões de GEE (gases de efeito estufa), mas também geram empregos, movimentam a economia local e garantem condições dignas de trabalho para os catadores. A SIG apoia essas organizações como parte de sua estratégia de cadeia ética, que adota uma abordagem holística para assegurar que as embalagens sejam recicladas de maneira responsável, com remuneração justa, uso de equipamentos de segurança e combate ao trabalho infantil. Essa visão está alinhada à estratégia global de sustentabilidade da SIG, que busca impulsionar impactos positivos em toda a cadeia de valor.

Os projetos

A Academia Recicleiros do Gestor Público, com a SIG como investidora semente, implementa políticas públicas de coleta seletiva e reciclagem desde 2018, em parceria com prefeituras locais. Hoje, o Programa Recicleiros Cidades está presente em quinze cidades como Guaxupé/MG, Naviraí/MS, e Serra Talhada/PE, gerando 302 postos fixos de trabalho com remuneração e condições adequadas. São 978.977 pessoas atendidas com a coleta seletiva por meio do Programa.

Já a so+ma, também patrocinada pela SIG, é uma startup ESG que promove a coleta e o descarte correto de resíduos por meio do programa so+ma Vantagens. Os participantes podem trocar materiais recicláveis por pontos que viram benefícios em comércios locais. A empresa já reaproveitou 5 mil toneladas de materiais e evitou a emissão de 11 mil toneladas de carbono, promovendo a economia circular e valorizando o trabalho dos catadores.

Compromisso com o futuro

Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul, reforça a importância do apoio a projetos sustentáveis: “Ver a evolução dessas iniciativas nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo, alinhados à estratégia global de sustentabilidade da SIG. Acreditamos que patrocinar iniciativas inovadoras é essencial para transformar hábitos, incentivar a reciclagem e garantir dignidade aos trabalhadores que fazem parte dessa jornada sustentável”.

Ao apoiar projetos como Recicleiros e so+ma, a SIG fortalece seu compromisso com uma cadeia de valor ética e sustentável, contribuindo para um futuro mais justo, equilibrado e consciente.

Fonte e foto: divulgação: XCOM Agência de Comunicação