Close

Arburg apresenta copos reutilizáveis inovadores na Drinktec

A Arburg estará presente na Drinktec (estande 224, hall C5), que acontece de 12 a 16 de setembro de 2022, em Munique, na Alemanha, para apresentar uma aplicação pioneira. Em seu estande, os visitantes conhecerão copos reutilizáveis inovadores. A máquina de moldagem por injeção elétrica Allrounder 520 A estará produzindo copos IML moldados em espuma da Bockatech, que não são muito leves e muito bem isolados, mas também recicláveis ​​após vários usos.

“Na feira líder mundial para a indústria de bebidas e alimentos líquidos, apresentaremos uma verdadeira inovação em embalagens”, diz Andreas Reich, diretor central de vendas e tecnologias aplicadas da Arburg. “A fabricação de copos térmicos reutilizáveis ​​individuais usando a Allrounder 520 A combina pela primeira vez os processos EcoCore e MuCell com rotulagem no molde – garantindo uma produção em série estável, rápida e econômica.” Este copo reutilizável da Bockatech é mais estável que um copo de papel ou termoformado do mesmo peso. Além disso, o processo de fabricação usa significativamente menos material. O produto final é um copo reutilizável muito bem isolado que pode até ser lavado na máquina de lavar louça.

Parceiros fortes

Os copos, que são injetados em uma Allrounder 520 A elétrica, com sistema de controle Gestica e pacote MuCell, são produto de uma parceria com a Bockatech e os demais parceiros Borealis (material), Trexel (MuCell), Roboplas (automação IML) e MCC Verstraete (rótulos IML).

Ao combinar a tecnologia EcoCore da Bockatech e a máquina de alto desempenho da Arburg com o “aXw Control ScrewPilot” para enchimento estável do molde e o “aXw Control PressurePilot” para controle de pressão bionicamente otimizado, os copos podem ser fabricados rapidamente e com baixo consumo de energia. O tempo de ciclo para um recipiente de 430 mililitros é de apenas 5,5 segundos.

 

Leve, estável e isolante, com design individual

O material é enriquecido quimicamente com um agente de expansão (CO2) e fisicamente usando o processo MuCell com nitrogênio. Esta solução homogênea é injetada através de uma câmara quente com bico de fechamento de agulha. O molde de cavidade única então se abre e a peça se expande. A estrutura de espuma integral resultante, com células de espuma finas com diâmetros entre 5 e 50 micrômetros, é crucial para resfriamento e isolamento térmico. As paredes moldadas em espuma têm  espessura de 2mm, tornando-as quase quatro vezes maiores do que as do início do processo. O copo moldado em espuma tem, portanto, propriedades isolantes muito boas e é adequado para bebidas quentes e frias. Ao mesmo tempo, é muito estável e pode ser produzido com qualquer design usando o processo IML.

 

Amplo portfólio para a indústria de bebidas

Como parceira do sistema, a Arburg tem muitos anos de experiência na fabricação de tampas para bebidas e itens especiais, especificamente tampas multicomponentes. Para implementar soluções otimizadas neste setor, a Arburg tem ao seu lado o experiente parceiro Foboha. As máquinas Cube podem fabricar tampas padrão e especiais de um, dois ou três componentes em níveis muito altos de produção com um tamanho reduzido. Não só isso, mas este é um processo confiável, mesmo para o processamento de materiais PCR ou bioplásticos. Este tópico, juntamente com eficiência de recursos, pegada de CO2 e Economia Circular, é um componente importante do programa ‘arburgGREENworld’.

 

Um balcão único

A tecnologia de moldes, muitas vezes, tem um grande papel a desempenhar na fabricação de tampas, por exemplo, para desroquear e colocar tampas. Funções de molde elétrico deste tipo podem ser implementadas de forma eficiente usando os produtos da AMKmotion, desde 2021, uma empresa da família Arburg.

A Arburg, portanto, faz mais do que fornecer tecnologia de moldagem por injeção. Também oferece aos seus clientes gerenciamento profissional de projetos e suporte abrangente de consultoria para o desenvolvimento de soluções prontas para a indústria de bebidas.

Fonte: Imprensa Arburg