Bancolombia firma parceria com Fundação Ellen MacArthur para avançar transição a uma economia circular

A Fundação Ellen MacArthur e o Bancolombia acabam de firmar uma parceria pioneira na América Latina para avançar na transição a uma economia circular. O maior banco da Colômbia (presente também no Panamá, Guatemala e El Salvador) é a primeira empresa latinoamericana a tornar-se parceira da Fundação Ellen MacArthur, organização líder em economia circular. A parceria tem como objetivo auxiliar na implementação de soluções de economia circular no setor financeiro, criando melhores condições para o avanço dessa transição na região.

A economia circular é uma proposta de solução sistêmica baseada em três princípios impulsionados pelo design: eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais e regenerar a natureza. Com essas características, oferece uma grande oportunidade para enfrentar desafios mundiais como as mudanças climáticas, a poluição por plásticos, e a perda da biodiversidade, ao mesmo tempo em que aproveita oportunidades de crescimento econômico.

O relatório da Fundação Ellen MacArthur, Financiamento da economia circular: aproveitando a oportunidade, demonstrou que o setor financeiro está cada vez mais atento ao potencial da economia circular. De 2016 e 2020, o número de fundos de capital privado com foco em economia circular cresceu dez vezes. Entre 2019 e 2020, pelo menos dez títulos corporativos foram emitidos para financiar práticas de economia circular por grandes bancos. Além disso, há tendências e oportunidades de crescimento em negócios de economia circular em diversos setores, como o setor de moda (aumento no mercado de revenda e aluguel de roupas), plásticos (projeção de aumento dos modelos de reúso), alimentos e agricultura, transporte e logística, eletrônicos, entre outros.

Comprometido em resolver os problemas de um ambiente em constante mudança, o Bancolombia vêm demonstrando alinhamento com essas tendências e pioneirismo na região. Atualmente, a instituição tem uma linha de crédito dedicada a financiar projetos de sustentabilidade com taxonomia dedicada exclusivamente à economia circular; já emitiu título verde com projetos de economia circular e possui um time específico para mobilizar as estratégias de economia circular dentro da organização.

Para a Fundação Ellen MacArthur, ter uma instituição financeira latinoamericana dentre a sua rede de parceiros é um passo importante para acelerar a transição para uma economia circular na região.

“Estamos muito felizes de dar as boas vindas ao Bancolombia como a primeira empresa parceira da América Latina em nossa rede global. Com isso, o Bancolombia assume o compromisso de colocar em prática os princípios da economia circular, acelerando a transição dos negócios em nossa região. O papel do setor financeiro é de extrema importância para dar escala à adoção da economia circular, construindo assim um novo modelo de desenvolvimento que combina crescimento econômico e regeneração ambiental, promovendo prosperidade de longo prazo aos países latino-americanos” – Luisa Santiago, Líder de América Latina na Fundação Ellen MacArthur

Por sua vez, para o Bancolombia isso representa um passo importante nas ações que desenvolvem com impacto ambiental, social e de governança.

“A Colômbia avança em mais de 72% no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E nós do Banco queremos continuar fazendo parte desse progresso, comprometidos com a transição rumo às economias circulares nos países onde estamos presentes. Por isso, trabalhamos constantemente para articular e mobilizar diferentes atores econômicos”, afirma Juan Carlos Mora, presidente do Bancolombia, que acrescenta que “fazer parte da rede da Fundação Ellen MacArthur permitirá uma maior troca de conhecimento para continuar promovendo ações para o bem-estar de todos”.

Nesta parceria, a Fundação Ellen MacArthur e Bancolombia trocarão conhecimento e experiência em suas estratégias de economia circular, além de facilitar oportunidades de conexão com outras organizações da rede.

Fonte: Sherlock Communications