Uma ampla diversidade de plásticos, dispersões para adesivos, resinas e aditivos para tintas de impressão e revestimentos de barreira da BASF farão parte da Interpack 2020, feira internacional de embalagens que será realizada em Düsseldorf, Alemanha, de 7 a 13 de maio. As soluções, apresentadas pelos especialistas da BTC Europe, organização europeia de distribuição da BASF, concentram-se em todo o ciclo de vida dos produtos de embalagem, desde a produção e uso, incluindo as opções de recuperação no final de sua vida útil. Reduzem a pegada ambiental, enquanto permanecem economicamente e socialmente viáveis.
Uso inteligente de recursos durante a produção
Em termos de produção, o foco é alcançar a eficiência do processo, a eficácia do produto e as emissões reduzidas com o uso de matérias-primas alternativas. A BASF planeja exibir produtos feitos de matérias-primas de base biológica obtidas de fontes responsáveis, bem como produtos feitos de resíduos de plástico reciclado. O uso de matéria-prima alternativa ajuda a conservar combustíveis fósseis, reduz as emissões de gases de efeito estufa e diversifica a gama de produtos. Além disso, a abordagem Mass Balance garante que mais matérias-primas provenientes de resíduos orgânicos e óleos vegetais ou resíduos de plástico sejam usadas no sistema de produção Verbund da BASF.
A matéria-prima alternativa é adicionada no início do sistema de produção Verbund e depois alocada aos respectivos produtos de vendas usando um método certificado independente. Os produtos oferecem a mesma qualidade e propriedades.
Enfrentando os desafios do fim da vida útil das embalagens
No final de sua vida útil, a opção de recuperação mais apropriada deve ser escolhida para gerenciar os resíduos de embalagens para evitar que sejam enviados para aterros ou incineração. A empresa exibirá soluções para a reciclagem química, mecânica e orgânica de produtos de embalagem. O projeto ChemCycling™ da BASF se concentra na reciclagem de produtos químicos para fornecer material de qualidade virgem com base em resíduos de plástico reciclado, permitindo a recuperação de alto valor também de plásticos para os quais atualmente não existem outras soluções ou capacidades de reciclagem. Em termos de soluções de reciclagem mecânica, a BASF tem desenvolvido adesivos especiais para embalagens flexíveis que facilitam a separação de estruturas multicamadas. Ademais, materiais compostáveis certificados facilitam a coleta e a reciclagem de resíduos orgânicos em grandes quantidades. Isso neutraliza a ineficiência e os gases de efeito estufa emitidos por outras formas de descarte de resíduos orgânicos. Ao mesmo tempo, é produzido composto de alta qualidade ou matéria-prima orgânica que pode ser usada para novos produtos.
Conheça a seguir algumas das soluções que serão apresentadas na Interpack.
Aplicações de termoformagem e moldagem por injeção com propriedades sob medida
O primeiro PBT termoformável Ultradur® B6560 M2 FC TF do mundo combina todas as características da família Ultradur, além de fornecer adicionalmente excelentes propriedades de barreira ao oxigênio, vapor de água e aroma. As cadeias poliméricas são ramificadas pela adição de aditivos especiais, criando um material com elevada viscosidade que pode ser processada por extrusão. O produto monomaterial é, portanto, a escolha perfeita para a extrusão de filmes, a termoformagem de embalagens, bem como para aplicações de alta temperatura. Sua excelente processabilidade foi confirmada pela líder global no fornecimento de termoformagem e sistemas de moldes para termoplásticos, ILLIG Maschinenbau. O Ultradur B6560 M2 FC TF oferece boas propriedades mecânicas, assim como é fácil de pigmentar e pode até ser usado em produtos expandidos. Permite a recirculação dos resíduos de processamento na cadeia de produção, desse modo minimizando a quantidade total de resíduos plásticos gerados durante a produção.
O Ultradur B1520 FC R1 é um PBT de alto fluxo que foi desenvolvido especialmente para aplicações de embalagens moldadas por injeção. O material foi certificado para aplicações de contato com alimentos e, portanto, pode ser usado para embalagens de paredes finas para cosméticos e produtos alimentícios. É o produto de escolha para embalagens com aroma de camada única e seladas. A embalagem secundária é redundante pelas propriedades de barreira bem equilibradas contra umidade e oxigênio. A embalagem também pode ser muito fina, o que é um pré-requisito para a produção econômica e ecológica. Portanto, a solução significa menos recursos, menos resíduos de embalagens.
Copoliamida parcialmente de base biológica com excelentes propriedades
O Ultramid® Flex F38 é uma copoliamida produzida parcialmente de fonte renovável, cerca de 1/3 de sua composição, com propriedades diferenciadas das poliamidas convencionais. Graças a sua menor rigidez e transparência, mesmo em temperaturas baixas, o F38L é ideal para embalagens para embalagens a vácuo para produtos armazenados em baixas temperaturas, vácuo e termoencolhíveis. Ao contrário das poliamidas tradicionais o Ultramid Flex F38L possui alta estabilidade de processamento, baixa rigidez, e exibe já imediatamente após o processamento, mesmo sem condicionamento, excelentes propriedades mecânicas. Em comparação com a linha Ultramid® B (PA6) absorve cerca de 50% menos água. Com uma taxa de transmissão de O2/CO2 que difere da de outras poliamidas tradicionais, o Ultramid® Flex F38L é certamente o material indicado para a fabricação de embalagens especiais tais como as para amadurecimento de queijo. A solução é uma das contribuições da BASF para a produção de embalagem sustentável.
Poliamida produzida com biomassa apresenta mesmas propriedades que as poliamidas tradicionais
A economia circular e o uso de fontes mais sustentáveis, como as renováveis, estão no topo da agenda para aumentar a eficiência dos recursos e reduzir o impacto ambiental e climático. Há uma maior conscientização de como os vários materiais são produzidos e a busca se dá cada vez mais por soluções sustentáveis que garantam também a qualidade e o sabor dos produtos até a mesa do consumidor.
A expectativa é ter nos produtos de fonte renovável a mesma qualidade e propriedades dos grades tradicionais. O Mass Balance oferece esse diferencial, pois substitui recursos fósseis por recursos renováveis, provenientes da biomassa, na primeira etapa do processo. Assim, promove economia de recursos fósseis, com uma menor pegada de CO2, mantendo o alto desempenho.
Neste método inovador, desenvolvido pela BASF, a biomassa é alocada e usada em seu sistema de produção integrado, chamado de “Verbund”, em substituição aos recursos fósseis, usando um método de certificação desenvolvido em conjunto com a TÜV SÜD. A formulação e a qualidade dos produtos finais permanecem inalteradas.
Nova família de resinas de extrusão de poliamida 6 feitas com 100% de resíduos reciclados de pré-consumo
Em resposta às solicitações dos clientes para materiais com conteúdo reciclado, a BASF está introduzindo sua linha Ultramid® B (poliamida 6) de extrusão provenientes de resíduos reciclados de pré-consumo. Esses materiais são obtidos da produção e dos resíduos do processo gerados durante a produção de poliamida na BASF e são decompostos em um processo separado ao nível dos monômeros da poliamida 6. Esse monômero pode substituir o monômero virgem, economizando, assim, matérias-primas fósseis primárias e reduzindo as emissões de CO2 para níveis inferiores aos emitidos durante a incineração ou aterro. Para a produção destes grades, igualmente é utilizado o método chamado de Mass Balance na produção do Ultramid® Ccycled™ preC 3. Desta forma há a garantia que o material proveniente por este método de produção seja da mesma qualidade que o dos materiais tradicionais.
Aumentando o conteúdo reciclado com os produtos ChemCycling™
Com seu projeto ChemCycling™, a BASF está dando um passo importante para alcançar uma economia circular. O resíduo de plástico que não é reciclado mecanicamente pode ser decomposto em suas moléculas e usado como matéria-prima para aplicações sofisticadas. Durante a fase piloto, o Styropor®P Ccycled™ foi até usado para caixas de transporte de peixe fresco, embalagens térmicas para produtos farmacêuticos sensíveis à temperatura e embalagens protetoras para dispositivos eletrônicos. “Esses protótipos mostram que a reciclagem química é capaz de produzir material de qualidade virgem e, ao mesmo tempo, facilita a reciclagem de materiais como resíduos de plástico misturados ou outros plásticos contaminados que não podem ser reciclados mecanicamente por razões técnicas ou econômicas.
Biopolímeros compostáveis certificados para revestimentos de filme e papel aderente
O plástico compostável certificado ecovio® agora também pode ser usado para fabricar filmes aderentes para a embalagem de alimentos frescos. A BASF apresentará o primeiro filme aderente compostável certificado que combina ótima respirabilidade, que prolonga a vida útil de alimentos frescos, com alta transparência e propriedades mecânicas excelentes para embalagem automática. Carnes, frutos do mar, bem como frutas e legumes podem ser embalados manualmente ou com equipamento de embalagem automática. Embalagens esticáveis industriais também são possíveis. Após o uso, o filme aderente pode ser levado à compostagem junto com restos de alimentos, tanto em instalações domésticas como as industriais de adubo. A reciclagem orgânica e ajuda a fechar o ciclo de nutrientes para alcançar uma economia circular.
O biopolímero ecovio também pode ser utilizado para o revestimento de copos, pratos e bandejas feitas de papel, papelão ou papel reciclado. A classe ecovio PS 1606 é adequada para aplicações em contato com alimentos quentes, frios ou gordurosos devido às suas propriedades de barreira excelentes. É compostável certificado em instalações de compostagem industrial (EN 13432).
Fonte: Máquina Cohn & Wolfe