Close

Bobst e Radex anunciam nova empresa focada em impressão digital

A Bobst – um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos e serviços para fabricantes de embalagens e rótulos e a Radex – uma startup com um longo histórico no campo da impressão digital a jato de tinta DOD, anunciaram o lançamento de Mouvent, uma joint-venture que se tornará o centro de competências de impressão digital e o fornecedor de soluções da Bobst. A Mouvent, que é composta por 80 funcionários na Suíça, se concentrará em inventar e entregar o futuro da impressão digital.

O centro da inovação digital da Mouvent é uma engenhosa tecnologia de impressão digital desenvolvida pela Radex, baseada em um cluster altamente integrado e representa um salto quântico para a indústria. Graças ao seu design inteligente e compacto será o centro das revolucionárias novas máquinas desenvolvidas pela Mouvent para uma grande variedade de mercados, como têxteis, rótulos, papelão ondulado, embalagens flexíveis, papelão dobrável e muito mais.

“Realmente, acreditamos que este é um momento decisivo para o futuro da impressão digital independente da indústria ou do mercado”, disse Jean-Pascal Bobst, CEO da Bobst Group SA. “As atuais tendências da indústria – incluindo alta demanda por digitalização, curto prazo, disponibilidade rápida, promoção e versões, produtos personalizados e sazonais, e aumento da sensibilidade ao custo e ao meio ambiente – estão gerando demanda por máquinas de impressão digital de alta qualidade e acessíveis. Através da Mouvent, pretendemos iniciar um salto quântico nesta área, fornecendo ao mercado o que ele mais precisa; Impressão digital industrial altamente confiável em diferentes substratos a um custo competitivo”.

Além das impressoras digitais, a Mouvent oferece uma solução totalmente integrada e completa: desenvolvimento, engenharia, testes e industrializa impressoras digitais baseadas no cluster MouventTM, grava o software em torno das impressoras, desenvolve tintas e revestimentos para vários substratos, bem como fornece serviços completos. A empresa está prometendo um novo padrão no custo e qualidade de produção de etiquetas de jato de tinta, no preço da tinta, durabilidade da cabeça, qualidade e desempenho da máquina. Sua primeira máquina é uma impressora digital inovadora e altamente produtiva para têxteis, que imprime com até 8 cores, e há um pipeline de produto completo a seguir.

O design de cluster inovador é o bloco básico para todos os sistemas atuais e em desenvolvimento. “Nossa nova abordagem radical é usar um cluster de base que é organizado em uma matriz modular e escalável em vez de ter barras de impressão diferentes para diferentes aplicações e diferentes larguras de impressão”, explica Piero Pierantozzi, co-fundador da Mouvent. “O Mouvent Cluster é a tecnologia-chave por trás das máquinas Mouvent, resultando em alta resolução óptica para uma qualidade de impressão nítida, colorida e muito alta, bem como uma flexibilidade e possibilidades jamais vistas antes em termos de desenvolvimento de máquinas. Simplicidade é nossa filosofia de engenharia “.

As impressoras Mouvent são as impressoras digitais mais pequenas em sua categoria – mais próximas à impressão de desktop que as impressoras analógicas tradicionais, como flexo – tornando-as muito compactas, ponderadas pela luz e facilmente acessíveis. O sistema modular e compacto permite configurações mais fáceis e start-up com menos ajustes finos necessários, resultando em um aumento de produtividade. O design compacto tem muitos outros benefícios, incluindo menor pegada, mudança mais rápida, implementação simples e baixo custo.

“Estamos muito entusiasmados por começar a lançar o pipeline nos próximos meses”, disse Simon Rothen, CEO da Mouvent. “As soluções de impressão digital oferecidas pela Mouvent apresentarão novas oportunidades para todos os tipos de empresas, trazendo mais flexibilidade, produtividade incomparável, menor tempo de mercado e variações infinitas. Tudo com um design muito compacto e eficiente em termos energéticos. Isso revolucionará o mundo da impressão digital “.

O lançamento das novas impressoras digitais para a indústria de rótulos vai acontecer durante a Labelexpo 2017.

Fonte: Assessoria de imprensa da Bobst