Close

Box Print conquista “Top Ser Humano” com nova Gestão de Pessoas e Cultura

A Box Print, de Campo Bom (RS) acaba de ser anunciada como vencedora do Prêmio Top Ser Humano, promovido pela ABRH-RS (representação gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos). A empresa foi premiada na categoria “Organização”, modalidade “Enfrentamento da Crise gerada pelo Coronavírus”.

Reconhecida pela excelência de seus produtos, a companhia de 63 anos passou por uma grande transformação cultural em 2021. O registro e os resultados desse processo levaram à premiação. Em 2020, a empresa iniciava a transição da segunda para a terceira geração de acionistas quando o mundo foi paralisado pela Covid-19. A pandemia alterou o planejamento, promoveu novos comportamentos e provocou tomadas de decisões. “A conhecida frase ‘sempre foi assim’ obrigatoriamente teve que mudar para “precisamos fazer algo diferente desta vez”, diz Andre Schmitt, Gerente Administrativo do Grupo.

 

A nova geração, respeitando o trabalho desenvolvido até então, buscou uma nova atitude para a condução dos negócios. “Queríamos valorizar, além do produto e do cliente, as pessoas que fazem parte deste processo”, ressalta Andre. Esta visão criou o ambiente para que a mudança tivesse início. Os novos comportamentos causados pela Covid-19, somados à renovação que a terceira geração de acionistas da Box Print buscava, resultaram em um movimento maior. “Tornou-se essencial estar próximo das pessoas e entender suas carências. Para isso, a Gestão de Pessoas e Cultura (GPC) foi implantada”, relata Andre.

Até então, a área de Recursos Humanos executava apenas ações burocráticas. Em 2021, o antigo RH se modificou para um setor participativo e atuante. Passou a ser referência quando o sentimento coletivo era ‘se cuidar e ficar em casa’. As lideranças também assumiram um novo papel, com um olhar mais voltado às pessoas.

Produzindo embalagens para setores essenciais, a empresa contou com toda a equipe em atividade presencial (com atenção especial para os grupos de risco), sem nenhum óbito registrado. “Foram cerca de 17.000 horas de treinamento em 2021. Os indicadores de RH melhoraram e todas as demandas do mercado foram atendidas, mesmo com crescimento geral superior a 30% no ano”, salienta o Gerente Administrativo da empresa.

 

Resultados – Hoje a Box Print conta com uma Gestão de Pessoas e Cultura instituída. Os resultados demonstram a sustentabilidade de suas operações. “A experiência vivenciada pela Box Print nesta transformação cultural influenciou as

atitudes de todos na empresa. Ações básicas e simples fazem toda a diferença para se ter excelentes colaboradores e resultados extraordinários, mesmo com os medos vividos em um ano de pandemia”, afirma Leandro Benedetto, Superintendente Administrativo.

 

Um aspecto em especial chama atenção nesse processo. A Box Print é uma empresa sólida, com 63 anos de história e com entregas de qualidade a seus clientes. É reconhecida pela excelência em produtos e pelo visão de sustentabilidade. A um primeiro olhar, estava com uma gestão de pessoas eficiente, com produção e resultados satisfatórios. E mantinha um relacionamento duradouro com seus colaboradores: em 2020, cerca de 60% atuavam há mais de 5 anos, e 36% tinham mais de 10 anos de vínculo trabalhista com a empresa.

 

“A Gestão de Pessoas e Cultura ensinou que é preciso, sim, mexer no ‘time que está ganhando’ para seguir somando vitórias no futuro. A GPC demonstra que a Box Print percebeu a necessidade de valorizar cada vez mais seus colaboradores, e isso passa por transformações: abrir espaços de manifestação, oferecer condições para que o trabalho gere não apenas sustento, mas felicidade, promover reconhecimento, ser um ambiente de parceria e construção conjunta”, enfatiza Leandro.

 

O projeto segue em desenvolvimento, com novos programas em implantação e a reforma de toda a área comercial, para criar espaços de trabalho mais humanos e integrados. O case premiado teve como responsáveis a gestora de Recursos Humanos Jéssica Leuck e a analista de RH, Aline Leifheit.

Fonte: Imprensa BoxPrint