Close

Colgate-Palmolive avança com embalagens recicladas e reforça compromisso com sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

A Colgate-Palmolive Brasil tem trabalhado fortemente na construção de um portfólio com embalagens mais sustentáveis e atingiu no último ano marcos importantes em diferentes categorias. 100% dos frascos de produtos de cuidados da casa vendidos pela empresa no Brasil já são feitos de pet reciclado, com as marcas Pinho Sol, Ajax e Ola, além do portfólio nacional de shampoos e condicionadores, com as marcas Palmolive e Darling. A companhia tem a meta de eliminar um terço de seu uso de novos plásticos, além de alcançar embalagens totalmente recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis em todo o portfólio de produtos até 2025. Isso tudo faz parte de um plano abrangente que apoia a missão da Colgate-Palmolive de construir um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e o nosso planeta.

“Toneladas de novos plásticos deixaram de ser usados e essas adaptações refletem nosso compromisso com a construção de um futuro mais sustentável”, conta Katia Ambrosio, diretora de marketing nas categorias de Personal e Home Care.

Os novos frascos são feitos PET Reciclado, o polietileno tereftalato, que é reprocessado e volta para a indústria.

Histórico de inovação compartilhada – A Colgate-Palmolive também foi pioneira na criação de um tubo de creme dental reciclável, tecnologia compartilhada com o mercado para apoiar a mudança de toda a categoria. O objetivo da companhia é fazer a transição para todo o portfólio globalmente até 2025. Em 2019, o tubo concebido pela companhia foi o primeiro a ser reconhecido pelas autoridades internacionais da Association of Plastics Recyclers (APR), nos Estados Unidos, e o primeiro a receber a aprovação de tecnologia da Plastics Recyclers Europe (PRE).

“Ampliar o uso de plástico reciclado em nossas embalagens e nosso esforço pioneiro para introduzir tubos de creme dental recicláveis são alguns exemplos de como a Colgate-Palmolive tem endereçado a questão dos resíduos por diversos ângulos no Brasil”, diz Katia. “Nossos displays sustentáveis no varejo também são uma ótima iniciativa. Desde o ano passado temos implementado algumas linhas de mostruários confeccionados com sobras de materiais recicláveis”, diz a executiva.

Parceria para conscientização – Desde 2022, a Colgate-Palmolive também oferece ao consumidor final novas opções para o descarte correto de resíduos. Em parceria com a Ambipar Triciclo, a companhia patrocinou a instalação de 18 máquinas de coleta nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As máquinas, localizadas em supermercados e locais com grande circulação de pessoas, possibilitam que resíduos de embalagens descartáveis sejam trocados por benefícios como desconto na fatura de energia, créditos no transporte público e até mesmo vouchers em livrarias.

Fonte: Grupo bcw Brasil