Close

Com foco na sustentabilidade, Motul torna mais ecológica embalagem de produtos fabricados no Brasil

Mudanças constantes focadas na redução dos impactos ambientais fazem parte do DNA da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia. A companhia reforça esse posicionamento ao anunciar a alteração da medida do gargalo de seus frascos de um litro, adotando o mesmo padrão das novas embalagens dos líquidos de arrefecimento, óleos de transmissão e fluidos de freio com a finalidade de resultar em uma proteção mais ecológica, assim como reduzir a quantidade de materiais, tanto em termos de peso quanto em variedade de matérias-primas, para contribuir com a preservação do meio ambiente.

A Motul Brasil optou também por reduzir a quantidade de plástico utilizado na fabricação das tampas. “As tampas nacionais utilizam menos plástico do que as importadas, são de rosca e contam com dupla proteção a fraudes. Já o frasco do produto contém na sua composição a resina reciclada – uma iniciativa global da Motul que foi antecipada pela operação brasileira”, explica Luan Maria, Consumer Marketing Manager da Motul Brasil.

Com a mudança houve uma unificação do padrão e do material utilizado nas tampas. As embalagens deixaram de usar dois tipos de polímero – o PE (polietileno) e o PP (polipropileno) – e passaram a contar apenas com o primeiro. Essa redução influenciou no peso da tampa e diminuiu uma etapa na reciclagem, uma vez que não há mais a necessidade de separar os modelos de polímeros diferentes, otimizando, assim, o ciclo de vida da embalagem. Agora, frasco e tampa podem ser reciclados juntos, já que são feitos do mesmo polímero.

Mudança está na embalagem, não no produto

Apesar da redução do gargalo, todos os produtos em frascos de 1L continuam com a mesma apresentação, especificações, normas e desempenho. “Para saber se o produto com a nova embalagem é verdadeiro e original o consumidor pode verificar as marcações no fundo do frasco, além da qualidade dos rótulos, fechamento das tampas e marcação dos dados de fabricação”, informa Luan. “Se as dúvidas persistirem, o cliente tem a possibilidade de consultar a empresa fornecendo o nome do produto e o número do lote marcados logo abaixo do rótulo frontal”, complementa.

A iniciativa e as vantagens da produção nacional 

Por enquanto, a alteração do gargalo foi feita apenas no Brasil, já que a Motul está iniciando sua produção nacional. O lubrificante 3000+ foi o primeiro produto fabricado no Brasil e, desde então, a fabricação local vem se desenvolvendo gradativamente. A demanda de um setor responsável por grande parcela do mercado interno e o desejo de atender da melhor forma o público brasileiro instigam a Motul Brasil a evoluir a sua produção nacional.

“Produzir localmente, com a qualidade e o respaldo da equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da matriz, na França, permite introduzir produtos específicos que atendam a demanda do parque circulante brasileiro. Apostamos no Brasil para entregar produtos com tecnologia e formulação francesa desenvolvidos para o consumidor brasileiro”, destaca o Consumer Marketing Manager da Motul.

Fonte: RPMA