O brasileiro é conhecido mundialmente pelo cuidado com o cabelo e pesquisas comprovam a fama e dedicação às madeixas. Dos gastos com cosméticos, 30,1% são com xampu, 25,3% com produtos para o corpo e 13,3% com os de rosto, segundo a multinacional de consumo Kantar. Atenta a essa demanda, a Azenka (www.azenka.com.br) expande para o varejo e leva às prateleiras a linha de tratamento capilar, que, não por acaso, representa 80% das vendas da marca – até então comercializada apenas pelos 360 mil revendedores.
“O cabelo está muito ligado à autoestima e queremos levar produtos de qualidade premium e preço de combate às gondolas, para que todos possam se cuidar”, diz Alexandro Braga, fundador do Grupo Multilatina. Duas novas linhas trazem os 39 itens ao canal farma e alimentar: a Vegan e a O poder dos óleos, com fragrâncias exclusivas e tratamento para todos os tipos de fios.
A marca desenvolveu fórmulas com ativos como lichia e romã, castanha e patauá e o mix de óleo de amêndoas, argan, camomila, ojon, linho, flor de lótus, monoi, rosas, macadâmia e matricária, que nutrem, fortalecem e restauram as madeixas. “Nos inspiramos em tendências internacionais, como a fabricação sem teste em animais, e valorizamos os ingredientes naturais do Brasil, que são muito poderosos”, destaca Braga.
Beauty & Care em alta e aposta nas farmácias e mercados
Com a expansão para o canal varejo nacional, a Azenka pretende ficar mais próxima do consumidor ao abrir mil pontos de vendas em 12 meses. O cenário é positivo: a compra de mercadorias de beauty & care aumentou em 5% em 2018 em comparação com o ano anterior, enquanto as demais cestas juntas tiveram crescimento de 1,5%, de acordo com a Kantar.
Em um ano, 72% dos brasileiros compraram produtos de beleza e cuidados pessoais em supermercados, segundo recente pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel. A marca de beleza também aposta as fichas nas 87.794 farmácias do país, cujos 25 maiores varejistas do setor movimentaram R$ 4,7 bilhões somente no primeiro trimestre desse ano – 10,64% a mais em relação ao mesmo período do ano passado – de acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).
A Azenka vai manter 200 itens do portfólio, entre perfumes, cuidado capilar, corpo e nutracêuticos, exclusivos para a venda direta, como estruturado desde a criação da marca, em 2002. “Os revendedores fazem parte do nosso DNA, são um pilar importante para a Multilatina e responsáveis pela capilaridade, testemunhos da qualidade e sucesso da marca”, diz Braga.
Fonte: Press UP