Os consumidores ao redor do mundo estão cada vez mais dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis e tecnicamente seguras, o que garante a redução de perdas e avarias. Isso é o que aponta o estudo “Sustainability in Packaging 2025”, da McKinsey & Company. No Brasil, isso pode ser garantido com a certificação da International Safe Transit Association (ISTA), que representa essa convergência entre sustentabilidade e eficiência logística: além de garantir materiais de menor impacto ambiental, atesta o desempenho das embalagens em condições reais de transporte. Há uma única empresa de embalagens no país que contempla esse diferencial, a Smurfit Westrock Brasil, líder global em embalagens sustentáveis.
A companhia dispõe do Experience Center, um laboratório autorizado para emitir esse selo internacional e reconhecido como Certified Testing Laboratory (ID 12173), que garante a condução de testes rigorosos de acordo com os protocolos da ISTA, o que representa um diferencial competitivo. Esses testes simulam cenários críticos de transporte, como impacto, vibração, compressão e variações climáticas, e são fundamentais para garantir a integridade de embalagens destinadas a segmentos como alimentos, bebidas, fármacos e eletroeletrônicos, nos quais a confiabilidade logística é decisiva.
Para a Diretora de Inovação da Smurfit Westrock Brasil, Rafaella Rufino, a certificação ISTA consolida o papel da organização como parceira estratégica para clientes que operam em cadeias logísticas exigentes e setores regulados. “Mais do que um reconhecimento técnico, o ISTA é uma ferramenta concreta de performance logística e mitigação de riscos, gerando também ganhos de eficiência operacional ao longo da cadeia logística. Sendo assim, essa conquista reforça nossa capacidade de oferecer soluções sustentáveis com alto desempenho, validadas por critérios internacionais. É um avanço que fortalece nossa proposta de valor em rastreabilidade, segurança e excelência operacional ao longo de toda a cadeia de suprimentos”.
Esse posicionamento ganha ainda mais relevância diante do avanço do mercado global de embalagens sustentáveis. Segundo a consultoria Future Market Insights, o setor deve movimentar mais de US$ 301,8 bilhões em 2025, impulsionado por regulações ambientais, exigências de ESG e a pressão por cadeias logísticas mais resilientes e responsáveis.
Com foco constante nos clientes, a empresa vai além de apenas fabricar embalagens, mas se posiciona como parceira estratégica deles, diminuindo desperdícios e gerando maior confiabilidade no transporte. Com a certificação, a Smurfit Westrock Brasil amplia sua atuação, desde o desenvolvimento e a validação das embalagens, até a simulação de condições reais de transporte, apoiando assim a otimização das soluções ao longo da cadeia de suprimentos.
Fonte: Edelman e foto: divulgação Smurfit Westrock