Dia das Crianças: embalagens em papelcartão elevam a experiência dos pequenos consumidores

O Dia das Crianças se aproxima com expectativas otimistas para os fabricantes de brinquedos, eletrônicos, roupas e produtos educativos. Para marcas e indústrias, além da qualidade dos itens, a embalagem assume papel estratégico ao atrair os pequenos consumidores, conquistar seus pais e criar experiências memoráveis de compra. E nesse sentido, o papelcartão desponta como solução versátil, interativa e sustentável para embalagens, alinhada à tendência do varejo de colocar o cliente no centro das atenções. 

As embalagens em papelcartão transcendem a função de proteção do produto, pois são capazes de envolver a criança por meio de cores, formatos criativos e até recursos interativos, como jogos, recortes e atividades educativas. Desse modo, podem transformar transformam a experiência de compra em algo que encanta e fideliza as famílias, reforçando o posicionamento da marca junto ao público infantil. 

Uma pesquisa da Hibou realizada em maio deste ano com mais de 1.400 brasileiros, divulgada pelo site E-commerce Brasil, indica que as decisões de compra de 86% das pessoas que convivem com crianças de até 14 anos são influenciadas pela garotada. Eles opinam, por exemplo, sobre o que entra no carrinho do supermercado (73%), até sobre compra de celulares (32%) e automóveis (32%), o que prova o poder de influência desse público e como a embalagem deve oferecer cada vez mais atrativos. 

Além de contribuir com a experiência dos pequenos consumidores, o papelcartão também se consolida como alternativa sustentável diante da crescente demanda por soluções alinhadas à economia circular. É uma escolha que fortalece o compromisso das marcas com o meio ambiente, principalmente se a matéria-prima for sustentável e reciclável. E o consumo consciente é algo que muitas das crianças propagam dentro de casa, incentivados pela escola. 

Outro diferencial é a grande adaptabilidade do papelcartão, que permite produção em formatos diferenciados, personalização de tiragens e aplicação de acabamentos especiais que enriquecem a percepção de valor do produto. É uma flexibilidade favorável não apenas a campanhas específicas, como o Dia das Crianças, mas que também serve como laboratório para estratégias de marketing mais robustas voltadas ao Natal, maior período de vendas do varejo. 

Combinando interatividade, sustentabilidade e versatilidade, o fato é que as embalagens de papelcartão podem se tornar aliadas poderosas das marcas que desejam se destacar nas prateleiras e conquistar o coração dos pequenos consumidores. 

Aldinir Nascimento, diretor de Operações da MD Papéis de Limeira (SP) 

 

Fonte: RA Comunicação e foto: divulgação