A Positive Company, empresa brasileira de produtos com foco na saudabilidade, prioriza o consumo consciente ao promover ações para a redução dos impactos ambientais no planeta. Presente no mercado desde 2015 com o lançamento de A Tal da Castanha, que hoje é líder na categoria de leites vegetais no Brasil, feito 100% com ingredientes naturais, a empresa abrange outras marcas conhecidas pelo público como a linha Possible, uma bebida vegetal mista de castanha de caju e aveia, para quem deseja melhorar a alimentação sem abrir mão de um sabor delicioso, e a linha Plant Power, que reúne suplementos naturais com forte posicionamento em relação ao uso de doses efetivas e entrega comprovada, a empresa compensa 100% dos resíduos gerados com suas embalagens através da parceria com o selo Eu Reciclo.
Na prática, funciona da seguinte forma: a empresa informa a quantidade de papel e plástico – proporcional às embalagens cartonadas, tampas e caixas de embarque que utiliza – geradas com a venda de seus produtos, o selo Eu Reciclo calcula o passivo ambiental equivalente e a marca paga para a empresa de gestão de resíduos separar e encaminhar para a reciclagem 100% dos materiais recicláveis utilizados por ela. Essa solução é comum em diversas partes do mundo, sendo reconhecida em muitos países da União Europeia.
Felipe Carvalho, cofundador da Positive Company, reforça a importância desta data. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é um lembrete crucial de que precisamos agir agora para preservar nosso planeta. Na Positive Company, acreditamos que cada ação, por menor que seja, pode contribuir para um impacto positivo no meio ambiente”, reforça o empresário.
Além da compensação das embalagens, a empresa investiu na certificação de agricultores familiares da região nordeste do Brasil e hoje produz bebidas orgânicas que são reconhecidas internacionalmente. Os produtos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos ou modificações genéticas respeitando suas particularidades, como safra, solo e clima propício para crescimento. O uso de tais defensivos pode diminuir o valor nutricional dos alimentos, sendo assim, os produtos orgânicos possuem relativamente mais nutrientes como vitaminas, minerais e principalmente compostos bioativos também conhecidos como fitoquímicos, que exercem importante ação antioxidante e protetora em nosso organismo. O cultivo e distribuição da castanha de caju no nordeste brasileiro é feito através de cooperativas incentivando e empoderando a mão de obra local.
Toda essa estratégia de negócio responsável foi reconhecida e prestigiada pelo Selo B, movimento global que redefine o conceito de sucesso nos negócios ao identificar empresas que utilizam seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Para alcançar essa certificação, a empresa respondeu um extenso questionário de 300 perguntas, demonstrando sua dedicação ao bem-estar dos colaboradores, ao meio ambiente, seus clientes e à comunidade.
Em 2023, como forma de garantir o debate e a inovação constantes nas práticas de sustentabilidade da empresa, foi criado o Comitê de Impactos, uma equipe interna multidisciplinar com papel-chave para avançar nessa frente.
Fonte: Visar Planejamento