Close

Embalagem para exportação é assinada pela Obah Design

Referência nacional no segmento de balas, caramelos e pirulitos, a fábrica Balas Santa Rita, instalada em Oliveira (MG), conhece bem seu mercado. Com cerca de 45 produtos no catálogo, os sabores produzidos pela empresa de quase 80 anos de história adoçam os paladares mundo afora. Sempre buscando inovar seu portfólio, a companhia identificou forte demanda externa por pirulitos gigantes e se propôs o desafio de acessar o comércio internacional com esse novo produto. O Giga Pop Strawberry chega ao mercado externo com 28 gramas, disponível em pacotes com 48 unidades, características que o tornam maior do que os fabricados pelos concorrentes.

A delícia gigante da Santa Rita já é comercializada em países como Paraguai, Uruguai e Nigéria. A expectativa é de que o produto esteja no varejo nacional ainda no primeiro semestre deste ano.

O pirulito Giga Pop Strawberry tem uma proposta ousada e, por isso, contar com uma agência com expertise no design de embalagens para o mercado externo foi parte estratégica do planejamento do produto. A partir do programa Design Export, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), do qual a OBAH Design é uma agência credenciada, a Santa Rita teve a oportunidade de contar com uma consultoria especializada, focada na gestão do design para o lançamento de produtos tipo exportação.

“Um dos grandes desafios em casos como esse, não passa pelo idioma oficial, mas sim, pela cultura local. É preciso um estudo de mercado específico e detalhado para compreender a melhor forma de apresentar o produto e qual a embalagem mais adequada aos consumidores do país em questão”, explica Antônio Eduardo, fundador e diretor da OBAH.

Além da pesquisa em profundidade, é preciso conhecimento técnico e atenção às normas legais de cada região. Tudo isso foi levado em conta na criação do projeto desenvolvido para o pirulito Giga Pop, que contou com naming, mascote, embalagem e material para PDV.

Para Bruno Almeida Carvalho, gerente de Marketing da Santa Rita, além da especificidade de um novo mercado, existe também o desafio natural que qualquer embalagem de alimento exige que é o de criar o desejo no consumidor de experimentar o produto. “A embalagem deve destacar os atributos, que neste caso é o tamanho do pirulito, mantendo um design clean, com todas as informações obrigatórias de ingredientes, tabela nutricional etc. O Giga Pop será apresentado em vários idiomas, uma vez que o principal foco é a exportação”, observa Carvalho.

Expressão criativa desenvolvida pela OBAH Design

A OBAH Design, com seu conhecimento e experiência no segmento varejista, teve atenção especial às particularidades do setor na hora de desenvolver o projeto para a embalagem do pirulito Giga Pop Strawberry. Um nome compreensível em diversas línguas e que traduzisse o principal diferencial do projeto foi a primeira solução apresentada pela agência de design. Giga Pop representa o large size do pirulito, ao mesmo tempo em que o posiciona como um objeto de desejo, que já nasce “pop”.

Se por um lado a citação do sabor morango está destacada em inglês para facilitar a entrada no mercado internacional, por outro, o tom vermelho da embalagem universaliza sua identificação. A mascote humaniza o produto e o aproxima do consumidor. Seus traços característicos são joviais, mas não muito infantis, aumentando o espectro do público, uma vez que gera identificação tanto nas crianças quanto nos adolescentes, as duas faixas etárias que mais consomem esse tipo de guloseima.

Na embalagem, o nome e aspecto do produto, bem como seus principais atributos – grama e unidades – ganharam o destaque desejado pela fabricante, conexão que foi seguida também no PDV. Todas as informações técnicas e nutricionais ficaram concentradas na ponta de fechamento da embalagem, mantendo uma característica mais clean para o design. “O processo de exportação é um pouco demorado até que as vendas sejam concretizadas. Contudo, aproveitamos nossa participação na Feira ANUGA 2017, a maior feira mundial do setor de alimentos, realizada na Alemanha, para testar a receptividade do produto”, destaca Bruno Araújo, da Santa Rita. Segundo ele, o Giga Pop foi muito bem avaliado pelos compradores, não somente pela qualidade, mas também pela embalagem. “A aceitação confirma o quão bem executado foi o projeto que a OBAH desenvolveu para o Giga Pop”, afirma Bruno Carvalho, da Santa Rita.

Fonte: Link Comunicação Empresarial