Close

Embalagens perfumadas chegam ao mercado floral

No competitivo mercado de flores e plantas ornamentais, a embalagem deixou de ser apenas um acessório protetor e passou a desempenhar um papel essencial na experiência do consumidor. Pensando nisso, os produtores Grupo Swart e Marcelo Almeida apostaram nas embalagens perfumadas para transformar a forma de presentear com flores. Essa tecnologia utiliza microcápsulas de fragrância ativadas pelo toque, agregando um novo valor à experiência de presentear com kalanchoes e orquídeas.

Embalagem como diferencial

Ao longo dos anos, muitas flores perderam seu aroma natural devido a demandas específicas do mercado, especialmente no segmento de decoração, principalmente em eventos gastronômicos, onde as fragrâncias poderiam interferir no ambiente. No entanto, essa ausência também significou a perda de um importante elemento emocional na experiência de receber flores. Para resgatar essa conexão afetiva, a embalagem perfumada surge como solução inovadora, permitindo que o aroma das flores acompanhe o presente sem comprometer a neutralidade dos arranjos.

A tecnologia utilizada encapsula a fragrância na embalagem, liberando-a aos poucos, para criar um impacto olfativo sofisticado e marcante. O Grupo Swart optou por uma fragrância exclusiva, desenvolvida especialmente para seus kalanchoes, enquanto Marcelo Almeida aplicou optou por um aroma floral frutal vermelho com notas de musk, madeira e âmbar, para as suas orquídeas. Mas a proposta dos dois produtores é a mesma: proporcionar uma jornada sensorial desde o primeiro contato com a embalagem.

Estratégia do marketing olfativo

A introdução de embalagens perfumadas representa uma estratégia diferenciada que alia design e marketing olfativo para agregar valor ao produto. Olfato está diretamente ligado às emoções e memórias afetivas, tornando a experiência de presentear ainda mais significativa.

“Essa abordagem inovadora não apenas valoriza o produto, como cria um diferencial competitivo no mercado de flores já que as embalagens são um elemento essencial na identidade dos produtos, explica Paulo Mattos, da Fósforo Design, empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de design como estratégia de marca. “Buscamos sempre uma posição de destaque para nossos clientes em seu mercado de atuação. Nosso mantra é “não basta vender mais, tem que vender melhor”, e com isso, colocamos o design como protagonista do processo, criando um elo entre marca, mercado e consumidor”, acrescenta.

Desafios para a inovação

A implantação dessa tecnologia exigiu uma longa jornada de desenvolvimento, com desafios tanto na parte técnica quanto na aceitação do mercado. Inicialmente, foi necessário convencer os produtores sobre os benefícios da inovação e os fornecedores de embalagem sobre a viabilidade do projeto. O receio com custos adicionais e a adaptação dos processos de produção foram alguns dos principais entraves superados ao longo de quase dois anos de pesquisa e testes.

Hoje, com a otimização dos processos, o tempo para a produção dessas embalagens foi reduzido para menos de seis meses, tornando a inovação mais acessível e ampliando as possibilidades de aplicação para outros produtos do mercado floral.

A proposta das embalagens perfumadas é ir além do convencional, criando um elo emocional entre produto e consumidor. Para o Grupo Swart e Marcelo Almeida, essa iniciativa é apenas o começo de uma revolução sensorial no mercado de flores. Com a ampliação dessa tecnologia para outras categorias de produtos e novas técnicas de aplicação, o futuro promete mais experiências olfativas inovadoras, tornando cada embalagem um convite para despertar emoções inesquecíveis.

“O perfume tem o poder de transformar o cotidiano. Ao aplicar essa tecnologia em nossas embalagens, queremos proporcionar uma experiência única, onde cada cliente se sinta especial e conectado à nossa marca”, afirma Jacob Theodorus Swart, produtor. “Presentear com Kalanchoe AMOR EM FLOR® é marcar aquele momento para sempre, é como criar uma conexão entre nossa assinatura olfativa com a emoção criada naquele momento.”, completa Christhia Swart, de Marketing.

“Acreditamos que o aroma escolhido, além de destacar a sofisticação de nossas orquídeas, tem o poder de evocar lembranças e emoções que transformam o simples ato de presentear ou adquirir uma orquídea em um ritual de descoberta sensorial. Essa ação reforça a identidade da marca, proporcionando um diferencial competitivo e elevando a experiência de um público extremamente exigente”, explica Marcelo Almeida.

Fonte: Ateliê da Notícia e foto: Cooperativa Veiling Holambra