Embalagens plásticas como aliadas na redução do desperdício de alimentos

Enquanto o plástico é frequentemente apontado como vilão ambiental, empresas estão trabalhando para mostrar
que o material produzido pode também ser um importante aliado no combate ao desperdício. Segundo Paula
Bragagnolo, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Galvanotek, o problema é mais grave do que muitos
imaginam: “Pelo menos um terço de toda a comida produzida no mundo é descartada”, alerta.
A Galvanotek é uma das principais fabricantes de embalagens plásticas do Brasil. Com mais de 30 anos de atuação,
a empresa alia design, funcionalidade e sustentabilidade através do programa Eco-Galvanotek, que reúne ações de
economia circular, carbono neutro, segurança alimentar e certificações.
A empresa percebeu que produtos vendidos a granel, apesar do apelo visual, acabam gerando desperdício.
“Principalmente os produtos que não estão muito bem ‘batidinhos’, que não têm aquele visual, aquela estética que
as pessoas procuram, acabam sendo descartados”, ela comenta. A solução encontrada está no fracionamento e no
acondicionamento adequado.
Tecnologia que prolonga a vida útil
“Quando colocamos esses produtos em embalagens plásticas de uso mais direcionado, mais unitário e pessoal,
conseguimos otimizar muito mais esses produtos que vão para o supermercado e garantir que sejam
acondicionados de forma que os mantenha viáveis, garantindo um shelf life maior”, explica a analista.
O estudo do tempo de prateleira é uma das especialidades da Galvanotek. A empresa desenvolveu a linha de alta
performance para conservas, que Paula define como “basicamente a tradução do vidro para o plástico”. O produto
foi resultado de extenso trabalho: “Fizemos um estudo muito forte de shelf life para garantir que esse produto fosse
acondicionado de forma que tivesse a mesma performance, a mesma durabilidade do vidro, só que com custos
tanto de produto quanto ambientais menores, no caso do transporte, porque acaba deixando o transporte muito mais
leve”, detalha.
Impacto social e segurança alimentar
Paula ressalta que o desperdício de alimentos tem dimensões que vão além do meio ambiente. “O impacto não é só
ambiental, mas também econômico e social”, afirma. Nesse contexto, a inovação ganhou ainda mais relevância
durante a pandemia, especialmente com as embalagens com lacre.
“O lacre se tornou praticamente um sistema indispensável, principalmente em pandemia e pós-pandemia, e é
adotado por grandes players, como os Estados Unidos”, observa a especialista. A Galvanotek rapidamente adaptou
sua produção para atender essa demanda, desenvolvendo embalagens para supermercadistas que já vêm com
lacre e lançando a linha G32 Clip para confeitaria.
A preocupação com segurança alimentar está presente em todos os processos da empresa. “Quem trabalha com
comida precisa seguir regras super rígidas de higiene e sanitárias básicas, ninguém pode acessar o ambiente de
produção fabril sem lavar as mãos, com equipamento como touca e protetor de barba. As regras de limpeza são
ultra rígidas.”, destaca Paula.
Futuro sustentável e economia circular
Pensando no futuro, Paula identifica uma tendência crescente. Para ela, “essas porções individuais e
individualizadas, principalmente nas padarias e supermercados, são uma forma de atender ao consumidor que é
cada vez mais rápido e precisa de agilidade”.
A empresa busca equilibrar essa demanda com sustentabilidade, entender como podem trazer o produto de volta,
principalmente com seus parceiros supermercadistas, para fazer o ciclo completo dessas embalagens, de bandeja
para bandeja. “Acreditamos que essas parcerias entre quem vende e quem produz são fundamentais para, ao
mesmo tempo que atendemos esse mercado rápido, atender de forma inteligente e sustentável”.
A Galvanotek utiliza tecnologia ABA que permite o uso de até 80% de PET pós-consumo em suas embalagens,
todas homologadas pela Anvisa. O portfólio inclui ainda embalagens em CPET, material reciclável que vai do freezer
ao forno, resistindo a temperaturas de até 205°C, eliminando a necessidade de troca de recipientes e otimizando
recursos.
Fonte: Imersão assessoria e foto: divulgação

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