Close

Embalagens recicláveis para alimentos com resinas parcialmente bio-based

O mundo das embalagens está mudando rapidamente. Legisladores, marcas de alimentos e a sociedade em geral demandam embalagens que gerem menos resíduos. Ao mesmo tempo, os consumidores não querem comprometer a segurança dos alimentos e sua conveniência.

A mais recente inovação da Covestro oferece uma solução que vai de encontro a tais necessidades: uma resina para revestimento de barreira com base parcialmente biológica, chamada Decovery® CQ 6010, que ajuda a ‘fechar o ciclo’ das embalagens de papel reciclável. Ela é fabricada com 37% de ingredientes à base de plantas e de origem transparente, como cascas, mamona e milho. Isso reduz substancialmente a pegada de carbono do produto na comparação com revestimentos virgens de polietileno e de base fóssil.

 

Redução de resíduos substituindo camadas de polietileno e alumínio

 

Muitos alimentos industrializados são sensíveis à umidade, por isso o controle da taxa de transmissão de vapor de água é crítico para manter a qualidade dos mesmos. Para proteger um produto dentro da embalagem, normalmente as embalagens de papel e papel cartão são laminadas com polietileno ou alumínio. Estes materiais limitam a reciclabilidade das embalagens, ou seja, muitas vezes elas vão parar em aterros ou são incineradas.

 

A inovadora resina da Covestro reduz a quantidade de resíduo ao substituir as camadas de polietileno ou alumínio das embalagens, tornando-as recicláveis. Ao permitir baixas taxas de transmissão de vapor de água, o produto Decovery® CQ 6010 fornece uma barreira de umidade para proteção dos alimentos, além de entregar uma boa resistência à óleo e gordura.

 

Isso torna o uso da resina adequado para embalar uma ampla gama de alimentos, desde produtos com alto teor de gordura, como barras de chocolate e sorvetes, alimentos congelados, até frutas frescas.

 

Davide Reverdito Bove, gerente de marketing de Printing & Packaging da Covestro: “Embora os laminados de polietileno façam um bom trabalho na proteção de alimentos, eles praticamente impossibilitam a reciclagem das embalagens. Como resultado, muitas embalagens terminam em aterros ou são incineradas. Nossa nova resina muda completamente o jogo ao cuidar desta questão. Ela dá aos fabricantes de alimentos e embalagens uma excelente oportunidade de entregar a proteção necessária com menos impacto ao meio-ambiente. Essa é apenas uma das razões pelas quais estamos tão orgulhosos desta nova resina”.

 

Para saber mais sobre a resina Decovery® CQ 6010, visita a página: https://solutions.covestro.com/en/highlights/articles/stories/2023/decovery-cq-6010

 

Fonte e foto: divulgação: Imprensa Covestro