A grande variedade de soluções para o agronegócio foca na melhoria da eficiência do transporte, e, consequentemente, das cadeias de suprimentos. As inovações em design também visam proteger e valorizar frutas, legumes e verduras no ponto de compra. Recentemente, a Smurfit Westrock desenvolveu, para um produtor e exportador de frutas, uma embalagem para atender às exigências do mercado europeu por soluções mais sustentáveis. A inovação, quando implementada, contribuiu para eliminar o uso de 120 mil embalagens produzidas com matérias-primas não renováveis, além de contribuir para a redução de 63 toneladas de CO2.
A mudança reflete as crescentes exigências regulatórias da União Europeia, que busca eliminar o uso de materiais não biodegradáveis, especialmente em embalagens de frutas e legumes. As novas embalagens, feitas de papelão ondulado, foram projetadas para otimizar o espaço de armazenamento, oferecendo também eficiência logística aos produtores. Segundo Vinicius Soares, Vice-Presidente de Papelão Ondulado da Smurfit Westrock Brasil, o investimento em novas soluções de embalagens visa equilibrar praticidade, durabilidade e apelo visual para o consumidor final, com benefícios operacionais para os produtores. “Com a demanda crescente por embalagens sustentáveis, especialmente nos países da Europa, estamos desenvolvendo soluções que não só reduzem resíduos e emissões de carbono, mas também ajudam os produtores a otimizar suas operações logísticas”, afirma.
Oportunidades no mercado europeu
O setor de exportação de frutas do Brasil segue em expansão. Em 2023, o país registrou um crescimento de 26,73% nas exportações, impulsionado pela demanda europeia por frutas frescas. Essa evolução reforça a necessidade de soluções que atendam às exigências ambientais da região, onde a proibição de plásticos de uso único já é uma realidade. As soluções da Smurfit Westrock fazem parte desse esforço global por alternativas mais sustentáveis.
Fonte: LVBA Comunicação