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Empresas de cosméticos apostam em produtos e soluções sustentáveis

A sustentabilidade será um dos pontos altos da FCE Cosmetique, entre os dias 7 e 9 de junho no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. A feira – organizada pela NürnbergMesse Brasil – trará expositores com produtos e tecnologias que trazem esses conceitos voltados para a área de cosméticos. O objetivo é apresentar soluções capazes de garantir o bem-estar aos consumidores, sem agredir o meio ambiente.

Entre as empresas que adotam a sustentabilidade como premissa principal, está a Nanovetores, de Florianópolis (SC), que tem como propósito “ressignificar produtos com tecnologia sustentável para gerar inovação e bem-estar”. A empresa levará ao evento o seu lançamento, o NV Hyalocollagreen. Elaborado dentro do conceito de “química verde”, é um antirrugas composto pelo já conhecido ácido hialurônico e um colágeno vegano.

Os dois componentes são considerados “queridinhos” da dermatologia, bastante indicados para tratamentos que mantêm a pele jovem e saudável. Geralmente são usados em procedimentos estéticos para fins de preenchimento facial como uma alternativa de prevenção e diminuição de rugas, linhas de expressão e flacidez da pele.

O colágeno convencional tem como origem a fonte animal. Com o aumento da demanda por produtos veganos, teve seu uso reduzido. Buscando por inovação, a Nanovetores desenvolveu uma nanopartícula constituída por ácido hialurônico e colágeno vegano obtido por fonte biotecnológica através da fermentação de leveduras, o NV Hyalocollagreen. Estes ativos conferem o caráter biocompatível e biodegradável das nanopartículas.

A supervisora de marketing da Nanovetores, Danieli Pulga, destaca que esse processo substitui o tradicional colágeno usado nos cosméticos convencionais, que é de origem animal. “É um produto novo, que vamos comercializar como ativo (componente de um determinado cosmético) e também como um sérum (creme)”, explica.

Além do grande lançamento, a Nanovetores também vai apresentar em seu estande os seus 85 produtos em portfólio, que abrangem as linhas capilar, facial e corporal, sendo eles ingredientes ativos ou em bulk – produto acabado, vendido a granel. Pautados na “química verde”, todos esses componentes utilizam a água como solvente, o que garante segurança ao meio ambiente e aos consumidores finais.

Danieli explica, como exemplo, o uso do NV Magnésio, um blend de ativos que combina Hidróxido de Magnésio e Carbonato de Magnésio, que serve de substituto para o alumínio, um dos principais componentes  do desodorante. “O desodorante com NV Magnésio foi desenvolvido com tecnologia e formulação inovadoras em substituição ao alumínio, conferindo segurança às pessoas, além de ser natural”.

A tecnologia da nanoencapsulação de ativos, destaca a supervisora, surgiu em uma tese de doutorado defendida na Université Bordeaux, na França, por sua fundadora, a  Farmacêutica e Pós-doc em Nanossegurança, Dra. Betina Zanetti Ramos. A Nanovetores começou como uma startup, no ano de 2008. Atualmente, exporta para 49 países e conta com a investidora franco-suíça Givaudan, empresa líder em fragrância e ativos de cosméticos do mundo.

 

Índice de reciclagem das embalagens

Já a empresa gaúcha de plásticos Zandei vai expor na FCE o Retorna. A plataforma consiste em apontar o índice de reciclagem de uma determinada embalagem plástica usada na área de cosméticos, conforme a sua composição e tipo. Trata-se da primeira ferramenta online e gratuita que faz essa medição, explica o diretor da companhia Edilson Deitos.

Ele ressalta que esse índice é baseado em um questionário técnico no qual uma empresa responde em três etapas para saber se a embalagem tem uma boa aceitação no mercado de reciclagem. “Vamos levar essa ferramenta ao conhecimento do setor na feira para colaborar com a tomada de decisão na hora de comprar os frascos de plástico.”

Edilson salienta ainda que o Retorna faz cinco classificações do plástico quanto à questão da reciclagem, que são A (excelente aceitação), B (boa), C (regular) D (ruim) e E (nenhuma aceitação). As notas são dadas com base no que é praticado no mercado de reciclagem e na região de abrangência no Brasil onde a embalagem usada será comercializada pela empresa de cosméticos.

Esse índice de reciclagem foi desenvolvido por meio da Rede pela Circularidade do Plástico, da qual a Zandei é uma das primeiras participantes. A iniciativa começou há quatro anos por meio de um estímulo feito pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). “É um desafio para avançar na economia circular do plástico. E a indústria de cosméticos é um segmento importante que usa muito esse insumo”, completa.

 

FCE Cosmetique

 A FCE Cosmetique contará com as principais companhias da área de cosméticos, que levarão uma variedade de itens usados no setor. Nessa lista, estão acessórios, embalagens, fragrâncias, matérias-primas componentes nos cosméticos, máquinas e terceirização de serviços. As questões tecnológicas e de logística direcionadas ao segmento também estarão no evento, programado em conexão com a FCE Pharma, destinada para o setor farmacêutico.

Com 40.000 metros quadrados de área de negócios, as duas feiras estarão conectadas dentro dos pavilhões do SP Expo. A exemplo de anos anteriores, a realização conjunta dos eventos é feita para proporcionar mais oportunidades de negócio.

 

SERVIÇO

FCE Cosmetique
Data: 7 a 9 de junho de 2022
Horário: das 11h às 19h
Local: São Paulo Expo (pavilhões: 1, 2 e 3)
Links para credenciamento: FCE Cosmetique

 

Fonte: Agência Casa 9