Close

ENGEL apresenta processo de moldagem por injeção de embalagens rPET de paredes finas na K 2022

 

Em parceria com ALPLA Group, Brink e IPB Printing, a ENGEL apresenta um salto quântico para a indústria de embalagens na K 2022 (pavilhão 15, estande C58). Pela primeira vez, embalagens PET de paredes finas podem ser produzidas em processo de moldagem por injeção em um estágio. Em seu estande, a fabricante austríaca de máquinas de moldagem por injeção estará processando material reciclado (rPET) utilizando a máquina injetora e-speed, com uma unidade de injeção recém-desenvolvida e extremamente potente.

Com uma espessura de parede de 0,32, os recipientes redondos e transparentes de 125 ml são representativos de todo um gênero de embalagens, especialmente na indústria alimentícia. Graças à rotulagem integrada no molde (ILM), os recipientes estão prontos para o enchimento assim que saem da célula de produção. A característica especial nesta aplicação é o material. Os recipientes de paredes finas são produzidos com rPET em uma única etapa. Até agora, só era possível processar PET em peças de paredes espessas, como pré-formas de garrafas na moldagem por injeção. O formato final da embalagem era criado em uma segunda etapa do processo – por moldagem por sopro, por exemplo.

 

Bottle-to-cup e cup-to-bottle como alvo

Segundo o Pacto Europeu de Plásticos, todas as embalagens plásticas devem conter 30% de material reciclado e serem 100% recicláveis ​​até 2025. Os materiais típicos das embalagens de parede fina de alimentos são poliolefinas ou poliestireno. No entanto, especialistas estimam que será impossível atingir os objetivos declarados com esses materiais. E os fluxos de reciclagem carecem da aprovação da autoridade alimentar europeia, EFSA. O rPET oferece uma solução para evitar multas e impostos especiais. Embora o preço do PET seja alto no momento, isso torna o material uma alternativa econômica. A EFSA aprovou vários processos de reciclagem de PET, garantindo que o material esteja disponível na Europa.

O PET oferece o benefício de um circuito fechado de reciclagem já existente. Até o momento, o PET é o único material de embalagem que pode ser processado como material reciclado em escala industrial para produzir embalagens de alimentos. Essa inovação faz com que as empresas parceiras preparem o caminho para eliminar a necessidade de fazer downcycle de embalagem que não sejam garrafas, e abre uma oportunidade para reciclagem ou mesmo upcycling. Isso ampliaria substancialmente a gama de usos do PET e do rPET. Além do ciclo bottle-to-bottle, isso também significa que é concebível o estabelecimento de reciclagem bottle-to-cup ou mesmo cup-to-bottle.

 

Injetando 1400 mm por segundo

O rPET modificado que será processado na feira K vem de garrafas de bebidas recicladas nas fábricas da ALPLA Group, com sede em Hard, na Áustria. Outras empresas parceiras envolvidas são a Brink (Harskamp, ​​Holanda) para a automação de moldes e IML e a IPB Printing (Reusel, Holanda) para os rótulos. Uma máquina de moldagem por injeção ENGEL e-speed 280/50 é o coração da célula de produção. A ENGEL desenvolveu especificamente esta máquina híbrida com sua unidade de fixação elétrica e unidade de injeção hidráulica para os requisitos de alto desempenho da moldagem por injeção de parede fina.

Na K 2022, a ENGEL reforçou mais uma vez a potência desta série de máquinas. A nova unidade de injeção de alto desempenho atinge velocidades de injeção de até 1.400 mm por segundo a uma pressão máxima de injeção de até 2.600 bar ao processar pequenos pesos de injeção com uma proporção extrema de espessura de parede para caminho de fluxo. Isso a torna a unidade de injeção mais dinâmica.

Para processar o rPET, a ENGEL combina a nova unidade de injeção com uma unidade de plastificação de desenvolvimento e produção próprios, projetada especificamente para o processamento de material reciclado. Durante a plastificação e injeção, a viscosidade do PET é configurada para moldagem por injeção de parede fina. O novo ENGEL e-speed suporta o processamento de até 100% rPET.

 

Molde para atender diferentes tendências de rótulos

A ENGEL apresenta na feira K um molde que pode processar diferentes rótulos ao mesmo tempo. Isso faz com que os parceiros respondam às tendências globalmente distintas na rotulagem in-mold que estão alinhadas com as recomendações EPBP e/ou Recyclass na UE (União Europeia) e com as especificações da Association of Plastic Recyclers (APR) para os EUA.

Os corantes utilizados nos rótulos in-mold para o mercado americano e seus requisitos podem ser lavados, pois a intenção é reciclar os rótulos e a aplicação para este mercado. Uma tecnologia diferente é usada na Europa: um rótulo in-mold que flutua no processo de reciclagem facilita a separação dos corantes e do rótulo do PET.

 

Fonte: Comunicação ENGEL