Close

Evertis conquista certificação Retray quantificando conteúdo reciclado bandeja a bandeja

RETRAY é o programa de certificação da Ecosense Foundation para consolidar um modelo de economia circular na cadeia de valor de embalagens PET termoformadas, quantificando o conteúdo de material reciclado do circuito bandeja a bandeja e outras fontes, de acordo com o padrão EN 15343 e a verificação de sua reciclabilidade, segundo as diretrizes publicadas pela Ecosense.

A Evertis, presente na indústria de polímeros desde 1959, é especializada na produção de filmes PET monocamada e multicamadas para aplicações em embalagens de alimentos. O propósito da empresa sempre tem sido oferecer soluções de embalagem que fechem o ciclo e contribuam para uma economia circular no setor de termoformados de PET. Sua estratégia de sustentabilidade integra o Programa de Sustentabilidade da ONU e impulsiona a inovação de produtos em termos de circularidade, reciclabilidade e ecodesign, como é o caso de seus últimos lançamentos, Ecobar™ e Ecoseal™.

O compromisso da Evertis com o modelo circular bandeja a bandeja promovido pela fundação remonta a 2019, quando a empresa obteve pela primeira vez a certificação ECOSENSE. Dentro do programa RETRAY, herdeiro da ECOSENSE, a entidade certificadora auditou os processos de fabricação dos filmes, verificando o cumprimento dos seguintes requisitos:

  • A rastreabilidade das matérias-primas recicladas envolvidas na fabricação do filme e a gestão dos resíduos plásticos resultantes do processo produtivo.
  • O teor percentual de plástico reciclado incorporado ao filme fabricado durante um determinado período de análise, de acordo com a norma EN 15343.

A Evertis tem como objetivo aumentar o conteúdo reciclado nos seus produtos e atingir uma média de 50% até 2023. O objetivo final do RETRAY é aumentar o volume de resíduos do circuito bandeja a bandeja para ser reciclado. A consolidação do modelo circular exige quadruplicar as instalações para reciclagem, melhorando a coleta e triagem e obtendo uma melhor qualidade do produto reciclado.

Investimento, inovação e colaboração na cadeia de valor são fundamentais para tornar isso possível em 2030. Graças à empresas como a Evertis, o setor de termoformado PET está mais próximo de atender metas ambiciosas estabelecidas pela Comissão Europeia sobre embalagens e resíduos de embalagens.

 

Fonte: Evertis