Evonik lançou uma série de aditivos sob a marca TEGO® Cycle para ajudar seus clientes a melhorar o processamento e aumentar a qualidade final de plásticos reciclados. Concebido para economizar energia durante o processo de reciclagem mecânica, o portfólio de aditivos TEGO® Cycle também melhora a qualidade dos polímeros, permitindo a transição da cadeia de valor do plástico para um ‘ciclo de valor’.
O combate ao desperdício de plástico se tornou um dos principais fatores do ponto de vista da garantia do futuro do planeta. Desde 1950, cerca de dez bilhões de toneladas de plástico já foram produzidas no mundo inteiro – mais da metade dessa quantidade desde o ano 2000. A cada ano, são acrescentadas cerca de 400 milhões de toneladas, sendo 40% de material de embalagem. Somente uma fração desse material é reciclado; a maior parte acaba indo parar em aterros sanitários e incineradores, após somente um uso, ou é descartada no meio ambiente.
Apesar dos recentes progressos nos fluxos de resíduos plásticos e na melhoria da infraestrutura de reciclagem no mundo inteiro, os altos custos e as dificuldades técnicas envolvidas na produção de polímeros com qualidade boa o suficiente se traduziram na reciclagem de apenas 100 milhões de toneladas de plástico até o momento, disse Alper Aksit, Gestor de Marketing da linha de Compounds & Circular Plastics região EMEA da Evonik. “A transformação de resíduos plásticos em valioso plástico reutilizável requer a colaboração de toda a cadeia de valor do plástico. Ao trabalhar em estreita cooperação com nossos parceiros, e atentos às necessidades de clientes, criamos iniciativas como o Circular Plastics Program, que, combinado com os nossos aditivos TEGO® Cycle ajudam a acelerar o processo de transformação da indústria plástica em uma economia totalmente circular.
O portfólio diverso de aditivos da Evonik contribui, em cada estágio da cadeia de valor da reciclagem mecânica, para a conversão de resíduos plásticos em produtos plásticos reutilizáveis. Durante a fase úmida, os antiespumantes e agentes umectantes da Evonik podem ser utilizados para tornar os processos de lavagem, separação, destintamento e secagem mais eficientes e contribuir para reduzir de maneira significativa o consumo de energia. Além disso, durante a composição (fase seca) os absorventes de odor, compatibilizantes, dispersantes e aditivos de processamento da Evonik contribuem para melhorar o processamento e as propriedades dos polímeros, resultando em custos mais competitivos e num plástico reciclado de qualidade muito mais alta.
A Evonik apresentou o seu portfólio completo de aditivos para a melhoria do processo de reciclagem mecânica e da qualidade final do plástico na feira Plastics Recycling Show Europe, em Amsterdam, de 10 a 11 de maio. Além dos mais recentes produtos TEGO® Cycle, a Evonik lançou sua nova linha TEGOMER® Polymer Processing Aids (PPA) à base de siloxano organomodificado para processadores que buscam substituir os PPAs padrão feitos de fluoroelastômeros no processamento de PE e PP.
Para mais informações sobre o portfólio de aditivos da Evonik, incluindo os recentes TEGO® Antifoams, os absorventes de mau odor e as soluções de compatibilização TEGO® Sorb, além de vídeos explicativos demonstrando o processo de reciclagem mecânica, acesse www.evonik.com/recycling
Para mais detalhes sobre o Programa de Plásticos Circulares da Evonik, acesse www.evonik.com/circular-plastics.
Fonte: Via Pública Comunicação