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Fedrigoni adquire Arjowiggins China, fabricante de papéis translúcidos utilizados como substitutos de plástico

O Grupo Fedrigoni, líder mundial na produção de papéis especiais para embalagens de luxo e outras aplicações criativas, etiquetas e materiais autoadesivos, bem como soluções RFID e conectadas, depois de ter concluído um acordo industrial há um ano com a Arjowiggins HKK3 Limited, proprietária do Grupo Arjowiggins China, anunciou que finalizou a aquisição da totalidade do capital social da Arjowiggins HKK3 Limited em 29 de dezembro de 2023.
A fábrica de papel de Quzhou, situada na província de Zhejiang, é líder mundial na produção de papéis translúcidos, vendidos sob as marcas Gateway e Sylvicta, para aplicações que vão desde o design industrial e gráfico até à alimentação, eletrônica de consumo e embalagens de luxo.
“Com a sua primeira fábrica de papel na China, a Fedrigoni pode agora reforçar a sua presença geográfica no mercado asiático, onde já tem uma extensa rede de distribuição na China, Hong Kong, Filipinas, Indonésia e Bangladesh, incluindo 11 armazéns, uma fábrica de produção de materiais autoadesivos em Hefei e uma para a produção de inserções e etiquetas RFID em Guangzhou”, comenta Marco Nespolo, diretor geral do Grupo Fedrigoni. O negócio também permitirá ao grupo expandir ainda mais a sua carteira de produtos no segmento dos papéis translúcidos, que têm o potencial de substituir cada vez mais o plástico como um monomaterial totalmente reciclável para embalagens. “
Atualmente, a unidade de produção em Quzhou emprega 130 pessoas e produz cerca de 7.000 toneladas de papéis translúcidos por ano. A inovação de produtos relacionada com a transição do plástico para o papel é uma das principais áreas de investimento no roteiro de investigação, desenvolvimento e inovação da Fedrigoni e um pilar fundamental da sua estratégia ESG para 2030.
Com a Arjowiggins China, o número de fusões e aquisições concluídas pela Fedrigoni nos últimos quatro anos sobe para 14, incluindo duas em 2024. Há apenas alguns dias, o Grupo anunciou um investimento inicial para obter uma participação minoritária na SharpEnd / io.tt, a empresa de consultoria e soluções de IoT cuja missão é ajudar as marcas a desenvolver os seus produtos, embalagens e envolvimento do cliente através de soluções conectadas, com o objetivo de adquirir todo o capital a longo prazo.

A aquisição fortalece a unidade de negócios Fedrigoni Special Papers

A unidade de negócios da Fedrigoni especializada em papéis especiais de alta qualidade, com a aquisição da Arjowiggins China, dá um passo adiante no crescimento. Hoje, a divisão inclui as marcas históricas MyCordenons e Fabriano e, nos últimos quatro anos, várias marcas se juntaram ao ecossistema da Fedrigoni Special Papers: Éclose (2021) com suas soluções de embalagem sustentável à base de celulose, Guarro Casas e sua experiência em soluções de encadernação, Zuber Rieder com os papéis mais inovadores para etiquetas.
A oferta da divisão Fedrigoni Special Papers gira em torno de quatro pilares principais: Luxury Ecosystem, ampla oferta de papéis especiais para as principais marcas do setor de luxo para embalagens e comunicação; Creative Communication, vertical dedicada a aplicações de alta qualidade e à publicação de prestígio; Technical Solutions, que inclui todas as soluções mais inovadoras, desde RFID a papéis inteligentes, desde papéis especiais que substituem o plástico em muitas aplicações a cartões de jogo ou cartões-presente, Art and Drawing, ligado ao mundo dos papéis criativos Fabriano.
“Shaping ideas, Stories and Experiences” é o novo conceito criativo com o qual a Fedrigoni Special Papers renova sua promessa ao mercado. O conceito nasce da colaboração com a agência criativa londrina Pentagram: uma página em branco é o lugar onde as ideias nascem e os papéis especiais da Fedrigoni são o meio pelo qual cada nova ideia toma forma.
A sustentabilidade permanece no centro da estratégia da Fedrigoni e também orienta a pesquisa e desenvolvimento da unidade de negócios Fedrigoni Special Papers – em seus Centros de Inovação em Verona e Grenoble – para alcançar os objetivos ESG que o Grupo estabeleceu: a redução significativa das emissões para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, o desenvolvimento de produtos “circulares” para eliminar resíduos com o objetivo de reciclar 100% do papel até 2030, a redução de 10% da retirada de água fresca (até 2030) e a devolução de toda a água utilizada ao ambiente limpo e purificado (atualmente já mais de 95%). A empresa continua a usar apenas celulose proveniente de florestas certificadas pelo FSC e identifica espaços naturais perto de cada fábrica de papel onde a biodiversidade pode ser restaurada e o retorno de aves de rapina locais monitorado. Além disso, o Grupo tem como objetivo utilizar o máximo possível de fibras alternativas como algodão, cânhamo e linho.
Fonte: Parla Assessoria