O Grupo Fedrigoni, um dos principais fabricantes mundiais de papéis especiais, materiais autoadesivos e soluções RFID, anuncia a aquisição de alguns ativos da Mohawk Fine Papers, Inc., com a qual estabeleceu uma parceria industrial em setembro de 2022 para reforçar a distribuição de papéis refinados no mercado norte-americano. A transação foi finalizada através de uma NewCo constituída pela Fedrigoni para adquirir os ativos da Mohawk em um processo de venda iniciado por um instituto financeiro, após um período de significativa dificuldade financeira da empresa estadunidense nos últimos meses. A transação liberou completamente a nova sociedade da dívida existente, permitindo preservar a maior parte dos empregos, das atividades industriais e das relações com os clientes.
Fundada em 1931, a Mohawk é uma empresa de condução familiar que produz alguns dos papéis especiais mais conhecidos para designers, marcas e impressores e que – como a Fedrigoni – inovou fortemente no campo da impressão digital e da sustentabilidade. O compartilhamento dos valores fundamentais como um sólido know-how e a atenção à inovação e à redução do impacto ambiental levaram à aquisição dessa empresa, que entra para fazer parte da divisão Fedrigoni Special Papers e representa um elemento importante na estratégia de crescimento do Grupo no exterior.
“Trata-se da nossa terceira M&A deste ano (após SharpEnd no Reino Unido e Arjowiggins China), um passo importante para aumentar a nossa oferta de produtos de qualidade superior para os clientes nos Estados Unidos – comentou Marco Nespolo, Diretor Executivo do Grupo Fedrigoni. Graças à entrada da Mohawk no nosso Grupo, poderemos produzir e distribuir aos clientes uma ampla gama de papéis Fedrigoni de elevado valor acrescentado diretamente na América do Norte e de ampliar o acesso aos papéis especiais Mohawk a nível internacional. Desta maneira, apoiaremos cada vez mais as estratégias dos nossos clientes que poderão contar com modelos de nearshoring em vez da abordagem tradicional voltada para a aquisição mundial, para reduzir o impacto ambiental e minimizar os riscos de interrupção da cadeia de fornecimento”.
Fonte: Parla Assessoria