Close

Feira da Indústria da Cerveja: Conectando a indústria e os profissionais cervejeiros

A tão aguardada ForBeer – Feira Para a Indústria da Cerveja está chegando, um evento empolgante e repleto de novidades que atrae profissionais, especialistas, empresários e empreendedores cervejeiros vindo de todo o país, onde terão uma ampla gama de experiências e oportunidades envolvidas na arte da produção de cervejas. O evento acontece de 08 a 10 de agosto de 2023, no Pro Magno Centro Eventos, na Av. Professora Ida Kolb, 513, na cidade de São Paulo.

A ForBeer é o encontro bienal que reúne os principais players, cervejarias artesanais, microcervejarias, cervejarias ciganas, homebrewer e fornecedores para a indústria de bebidas, em um ambiente propicio para estabelecer conexões, adquirir conhecimento valiosos, fazer novos negócios e descobrir as últimas tendências e inovações no mundo cervejeiro.

O setor cervejeiro nacional tem expandido suas atividades. É o que mostra o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aponta 1.549 cervejarias registradas no Brasil no ano passado. O número é 12% maior do que o registrado em 2020, quando havia 1.383 cervejarias.

 

 

 

Segundo o levantamento, em 2021 foram registradas 200 novas cervejarias e empresas no mercado cervejeiro no país.

 

 

 

A maior parte das cervejarias brasileiras encontra-se nas regiões Sul e Sudeste, somando 1.329 estabelecimentos, que representam 85,8% do total de cervejarias. Seguindo a tendência observada nos anos anteriores, novamente São Paulo lidera em número de estabelecimentos registrados, com 340, seguido do Rio Grande do Sul, com 285. Em terceiro lugar, aparece, pela primeira vez, Santa Catarina com 195 cervejarias registradas.

 

 

 

O número de municípios com pelo menos uma cervejaria também aumentou em 10,3%, passando de 609 para 672 em 2021. São Paulo se destaca como a unidade da Federação com maior número de municípios que apresentam ao menos uma cervejaria. Outro destaque é o Rio de Janeiro, apresentando a maior dispersão de cervejarias, com a marca de 38% dos municípios com ao menos uma cervejaria.

 

 

 

 

 

“A ForBeer vem para oferecer uma nova vitrine de soluções e fomentar novos negócios às empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos, insumos, refrigeração, embalagens, logística e tecnologias para um público empreendedor cada vez mais crescente, visto que a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no país, sendo o Brasil o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. E outro ponto alto no evento é a realização do Sedagro Bebidas, em parceria com a ANFFA Sindical – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A ocasião é uma oportunidade rara aos participantes de se ter acesso ao que existe disponível de mais atual no setor, objetivando a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos na área”, comenta Cledson Fernandes e José Roberto Sevieri, promotores.

O evento irá proporcionar uma imersão nos conceitos técnicos e práticos para ampliar a eficácia na gestão do negócio na indústria da cerveja.

Programação:

SEDAGRO BEBIDAS

8 de agosto

“Abertura das 15h às 16h, “O Papel da Auditoria Fiscal em Cervejarias e Produtos Cervejeiros” por Janus Pablo – Presidente do Sindicato Nacional dos auditores Agropecuários (ANFFA SINDICAL), Gilberto Tarantino – Presidente da Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais (ABRACERVA) e Marcio Maciel – Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV). Das 16h às 17h, “Apresentação do Anuário da Cerveja, por Hugo Caruso – Diretor do Depto. de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/MAPA).

9 de agosto

Das 15 às 16h30, “Da Produção ao Consumidor: Desafios Jurídicos na Indústria de Cerveja”, por Loyanna Menezes. Das 16h30 às 17h, “Registro de Cervejarias e seus Produtos no MAPA, por Vitor Campos de Oliveira – Coordenador Geral Substituto de Vinhos e Bebidas (CGVB/DIPOV/MAPA) e das 17h às 18h, sessão de perguntas e respostas.

10 de agosto

Das 15h às 16h, “Padrão de Identidade e Qualidade da Cerveja’, por Carlos Eduardo Zuim – Auditor Fiscal Federal Agropecuário (UTRA – Araçatuba). E das 16h às 17h, sessão de perguntas e respostas.

FORBEER SHOW – SEMINÁRIO DE ESPECIALISTAS DA INDUSTRIA DA CERVEJA

8 de agosto

Das 15h, Entendendo os principais problemas no cálculo de amargor e como corrigi-los; às 15h40, Da cervejaria caseira à cervejaria profissional: oportunidades e desafios, às 16h20, Ampliando a receita com o turismo cervejeiro – quais estratégias a serem adotadas?, às 17h, Aprofundamento em leveduras, às 1h40, Polo cervejeiro, uma solução para a consolidação do setor, às 18h10, O futuro dos barris: alugue, e às 18h50, Explorando as épocas do ano para potencializar as vendas.

9 de agosto

Das 14h20, Cervejaria guesser – vantagens dos fermentadores auto refrigerados em polipropileno, às 15h, Cenário do lúpulo brasileiro, às 15h40, A importância de um ERP para facilitar a gestão de uma cervejaria, às 16h20, Produzindo cervejas com leveduras selvagens no brasil, às 17h, Segurança na lubrificação food grade em cervejarias, às 17h40, A cerveja na coquetelaria, às 18h10, Como aumentar os lucros da cervejaria conhecendo o mercado, e às 18h50, Mesa redonda – atualização cervejeira.

10 de agosto

Das 14h40, Design criativo em cerveja, às 15h20, Biotransformação e processos químicos da cerveja, às 16h, De Brewpub à micro cervejaria – o que muda além do tamanho das panelas, às 16h40, Cervejas de guarda e as madeiras, às 17h20, Lúpulo: fatores relevantes na utilização prática, às 18h, Como virar uma marca de destaque no meio cervejeiro sem ter uma fábrica? O modelo cigano, e às 18h50, Mesa redonda – atualização cervejeira.

Para visitar ou participar das palestras gratuitamente faça a sua inscrição no site oficial www.forbeer.net.ber

Fonte: Amigo Comunicação