Feira Plástico Brasil: Parque de Ideias aproxima o setor produtivo da universidade

Unir o conhecimento teórico da academia à vivência prática da indústria garante que o mercado receberá, cada vez mais, profissionais preparados e atualizados com as tecnologias disponíveis para a aplicação mais eficiente em sua área.

Pensando nisso, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, que será realizada presencialmente no São Paulo Expo, o mais moderno pavilhão e um dos principais centros de exposições da América Latina, entre os dias 27 e 31 de março de 2023, contará mais uma vez com o Parque de Ideias.

Lançado na edição de 2019, trata-se de um espaço para a disseminação do conhecimento, em que as maiores instituições de ensino do Brasil – FEI, SENAI e Instituto Mauá de Tecnologia, entre outras – apresentarão projetos de inovação de diversas áreas relacionadas à transformação de plásticos, tais como os desenvolvimento da engenharia nos processos de transformação, a reciclagem e biodegradabilidade dos plásticos, processos voltados à Economia Circular, inovações no segmento de embalagens plásticas, Inteligência Artificial aplicada ao setor, entre outros.

Além das universidades, profissionais de destaque se apresentarão para falar de ESG, digitalização, conectividade e outros temas estratégicos para as indústrias.

O palco, durante os cinco dias do evento, também contará com cases de empresas premiadas pela Revista Plástico Sul, incluindo grandes nomes como Grendene, Piramidal, Packem e outras.

As apresentações do Parque de Ideias serão gratuitas e abertas aos visitantes e expositores da Plástico Brasil 2023. “Integramos o Parque de Ideias à área de exposição para promovermos essa integração entre mercado e academia, visando a disseminação do conhecimento e a constante qualificação da mão-de-obra”, afirma a show director do evento, Liliane Bortoluci.

Ainda segundo ela, a Plástico Brasil 2023 fortaleceu sua área de conteúdos específicos. “Estamos trazendo para este evento os principais players, nacionais e internacionais, para debaterem sobre o desenvolvimento desta indústria, com base na circularidade, sustentabilidade e tecnologia”, completa Liliane Bortoluci.

Mais de 800 marcas reunidas – Além das áreas exclusivas para conteúdo, a feira Plástico Brasil 2023 reunirá, em 40.000 m² de exposição, mais de 800 marcas brasileiras e internacionais que apresentarão produtos e soluções inovadores, reforçando a importância do evento como o principal catalisador de tecnologia e inovação da transformação de plásticos.

A cadeia de valor irá conhecer o que há de mais moderno em produtos básicos e matérias-primas, maquinários, equipamentos e acessórios, ferramentas e moldes, resinas sintéticas, processadores de plásticos, instrumentação, controle e automação industrial, robótica, projetos e serviços técnicos, reciclagem, entre outros. Para tanto são esperadas empresas do Brasil, Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, Israel, México, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia.

“Passada a fase da pandemia, em que estivemos reunidos com a cadeia produtiva por meio de ações, webinars, congressos e atividades online, acreditamos que nesse encontro presencial iremos reforçar o networking e troca de conhecimento e consolidar a importância deste como o principal evento voltado às inovações, ao networking e à geração de negócios”, conclui Liliane Bortoluci.

O principal evento da transformação

A Plástico Brasil já se consolidou como um o mais importante ponto de encontro para o setor, promovendo networking e a realização de negócios. Isso porque reúne os principais players das indústrias de transformação de plásticos, conectadas à construção civil, alimentos e bebidas, automóveis e autopeças, perfumaria, higiene e limpeza.

O fato de ser o principal palco de exposições da cadeia completa da transformação do plástico, aproximando a oferta da demanda, permite à feira atrair um contingente de profissionais altamente especializado. Em 2019, a última edição presencial antes da pandemia, o perfil dos visitantes do evento foi composto predominantemente por representantes das indústrias de processamento de plástico, embalagem, metalurgia, setor automotivo e de autopeças, eletrônico, petroquímico, equipamentos de construção, alimentos e bebidas e reciclagem.

Para a edição de 2023 são esperados mais de 45 mil visitantes de alta qualificação. “Na última edição, por exemplo, mais de 80% desses visitantes eram tomadores de decisão em busca de novos fornecedores, oportunidades de compra e possibilidades de investimentos”, conta Liliane Bortoluci.

A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), além das principais entidades do setor, com realização da Informa Markets. O evento conta com o apoio da ABDI, ABEEÓLICA, ABIEA, ABINFER, ABNT, ABPOL, ABRAVA, ALMACO, ANFAVEA, I.A.R, FIEB, FIER, SIAPB, SINDIBOR, ABIARB, PNEUSHOW, EXPOBOR e VDI.

Serviço: 3ª Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico

Data: de 27 a 31 de março de 2023 – Horário: Das 10 às 19 horas