Feira Plástico Brasil terá rodada de negócios com participação de compradores de cinco países

Brasília – Em março, importadores de diversos países interessados na tecnologia e competitividade das máquinas e acessórios para a cadeia produtiva do plástico virão a São Paulo, a convite do Programa Brazil Machinery Solutions, para participar da 1ª Rodada Internacional de Negócios, que acontecerá durante a Feira Internacional do Plástico e da Borracha – Plástico Brasil.

Trata-se de uma ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, organizada pelo Programa BMS, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Já estão abertas as inscrições para a participação de fabricantes brasileiros do setor (veja link abaixo).

Até o momento, foram selecionados compradores da Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Malásia, México, Peru, Rússia e Turquia. A ação tem como objetivo principal potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor.

A partir de dados disponibilizados pelas empresas brasileiras, como mercados escolhidos e produtos ofertados, consultores especializados em matchmaking internacional fazem um cruzamento de informações e identificam compradores em diversos países que têm interesse nos produtos.

Assim, os fabricantes podem agendar reuniões, que acontecerão em um espaço exclusivo para a ação, ao longo dos dias da Rodada Internacional de Negócios, marcada para 21 e 22 de março.

De acordo com a responsável pela Divisão de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes, em 2016 as exportações do setor de máquinas e acessórios para a indústria transformadora de plástico atingiram US$ 64.1 milhões, um crescimento de 26% em comparação com as vendas externas do setor em 2015, que registraram US$ 50.8 milhões.

“O país comprador com maior destaque no ano que se encerrou foi a Colômbia, com importações na ordem de US$ 9.3 milhões em 2016 contra US$ 1.5 milhões no período anterior, representando 15% do total de nossas exportações. A Colômbia é seguida pelo México (US$ 7.9 milhões) e Argentina (US$ 7.5 milhões), que representam cada um 12% do total, Peru (US$ 7.5 milhões) com 11% e EUA (US$ 5.6 milhões) com 9% das exportações brasileiras desse setor. Compradores desses países estarão nesta Rodada Internacional de Negócios”, destaca a executiva.

Segundo ela, ações de promoção comercial como uma Rodada Internacional de Negócios oferecem facilidades tanto ao empresário brasileiro quanto ao comprador estrangeiro. “Propiciamos o contato com diversos compradores internacionais e a possibilidade de organizar uma agenda e realizar encontros articulados para os negócios. São etapas que demandam tempo e custos para uma empresa. O Projeto Comprador facilita estas etapas”, afirma a executiva.

Para inscrições e mais informações, acesse http://www.eventosbrazilmachinery.com/plasticobrasil

(*) Com informações da Apex-Brasil

Fonte: Comex do Brasil