Close

Fispal Tecnologia e TecnoCarne marcam retomada do setor e superam expectativas de expositores e visitantes

No campo das grandes mostras setoriais, a máxima de que a união faz a força foi posta à prova – e confirmada – pela Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022, realizadas juntas pela primeira vez. O evento reuniu um público de 42.238 pessoas, que tiveram a oportunidade de participar, entre os últimos dias 21 e 24 de junho, do maior encontro de negócios do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens do Brasil. Visitantes e expositores de todo o país mostraram-se animados com a retomada da experiência presencial, o fechamento de negócios e os conhecimentos absorvidos por meio das mais de 120 horas de conteúdo qualificado oferecidas ao longo dos quatro dias.

“Ficamos muito contentes com a repercussão do evento presencial. Atravessamos dois anos nos quais a indústria de alimentos e bebidas não parou, em muitos casos até ampliou as atividades, mas freou um pouco os investimentos em virtude de incertezas. A movimentação intensa nos corredores, a participação incrível nas atrações integradas e os relatos positivos dos expositores foram extremamente gratificantes. E mostram que todo o planejamento feito nos últimos meses foi oportuno e vai nos ajudar a melhorar ainda mais as próximas edições”, afirma Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne. A próxima edição será entre os dias 27 e 30 de junho de 2023.

Movimento alto, ótimos negócios

Entre os mais de 350 expositores, muita comemoração pela quantidade/qualidade de público e fechamento de negócios. “Foi surpreendente o número de profissionais que nos visitaram desde o primeiro dia do evento”, afirmou Paulo Kikuo, gerente de Marketing da Sanmartin. “Participamos há mais de 10 anos da Fispal Tecnologia e eu nunca tinha presenciado uma visitação tão grande assim. Outro destaque é a qualificação do público, já que recebemos executivos das grandes marcas do mercado, como Coca-Cola, Heineken e Ambev. Acredito que tenhamos atingido recorde de visitação.”

Miguel Gava, gerente comercial da Mesal, confirma que a adesão do público foi alta desde o início. “A gente tinha uma boa expectativa sobre a feira e ela realmente se confirmou. Ficamos admirados com o primeiro dia, porque a gente acreditava que teria movimento, mas não no nível que teve, e com contatos bons, boas perspectivas de negócios. E os demais dias também foram positivos. Nós já tínhamos algumas visitas agendadas com clientes, mas os novos contatos nos surpreenderam de uma forma bem positiva”, afirmou Gava.

“A gente já veio para a feira com uma expectativa bem alta, mas a Fispal superou as nossas expectativas quanto ao volume de negócios. Não consigo falar de números brutos, ainda, mas atingimos pelo menos 50% acima do planejado. Foi uma decisão acertada termos feito um lançamento durante a feira”, afirma Bruno Caúmo, Gerente de Marketing da Stäubli.
Público satisfeito

De todos os lugares do país, os visitantes rasgaram elogios ao evento. “A feira está de parabéns esse ano, com uma estrutura muito bem organizada. Depois desse tempo todo de pandemia, essa oportunidade de estar revendo os fornecedores é muito gratificante”, afirmou Paulo Eduardo Leão, da empresa Garrafas Cuiabá, de Cuiabá (MT).

“Consegui ver o que tem de inovação, principalmente na parte de tecnologia e sustentabilidade, procurando saber o que o pessoal está fazendo nessas áreas, com pensamento principalmente em ESG. A feira está completa. Isso me agrada muito e significa que o mercado está gradativamente se recuperando. Foi bem positivo”, afirmou o visitante Luis Sergio Dutra, de São Paulo.

“A feira apresentou muitas inovações, tecnologias e soluções para problemas atuais e futuros. Com certeza, o que vimos aqui vai ajudar muito no nosso dia a dia. Encontramos pessoas muitíssimo simpáticas, competentes, conhecedoras de tudo o que está sendo apresentado, e isso agrega muito à feira”, afirmou Laurine Goulart Nogueira, do Grupo CRM – Kopenhagen, de Extrema (MG).

Conteúdo o ano todo

Além do espaço de exibição, com mais de 40 mil metros quadrados, a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne contaram com diversas atrações, tais como o Cafezinho com Tecnologia, o Ciclo de Palestras TecnoCarne, as Visitas Técnicas e o Espaço Capacitação Empreendedora.

A Informa Markets levou o evento a um outro patamar nesta edição. Por meio do evento físico e da plataforma digital, a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne oferecem networking, conteúdo e oportunidades de negócios aos profissionais do setor durante os 365 dias do ano.

O evento presencial foi organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde para a segurança de todos.

Entidades prestigiam e elogiam importância do evento

Consolidadas como os principais encontros sobre tecnologias para a indústria alimentícia, a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2022 mais uma vez reuniram as principais entidades do setor. A ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), parceira estratégica dos eventos, recebeu em seu estande associados e pôde ampliar a divulgação de suas diversas iniciativas institucionais.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por sua vez, comemorou a visitação expressiva à unidade móvel levada ao evento. “Tivemos uma visitação fantástica não apenas pela quantidade de pessoas, mas também pelo entusiasmo delas. Diversas reuniões já estão agendadas para o pós-feira”, contou Bruno Pinelli, Analista de Tecnologia da instituição.

A equipe do Senai buscou compartilhar com proprietários de pequenas e médias empresas conhecimentos sobre conectividade, abordando usos potenciais de realidade virtual, 5G, Wi-Fi 6 e metaverso, entre outras tecnologias. O público pôde acompanhar o live streaming da operação de uma máquina de sorvete localizada em outro ponto da capital paulista. “Esse tipo de monitoramento produz indicadores que podem ser desdobrados em análises sobre uptime e variação da temperatura”, exemplificou Pinelli.

“A nossa área teve uma movimentação impressionante. Foi difícil pararmos um minuto”, afirmou Antonio Carlos Cabral, Coordenador da Pós-graduação em Embalagem e da Pós-graduação em Indústria 4.0 do Instituto Mauá de Tecnologia – que exibiu no evento um sistema robotizado, desenvolvido em parceria com a GRV Softwares e a Mitsubishi Electric, capaz de servir café e desenhar rostos na espuma da bebida. “A atração estimulou muitas conversas sobre inovação com o público. Foi incrível”, ressalta Cabral.

Denise Rezende, analista de negócios do Sebrae, classificou como excelente a participação na Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022. “Constatamos pessoas participativas e muito interessadas em saber mais sobre comportamento empreendedor. Foi prazeroso levar ao público do evento noções sobre vendas, marketing e atendimento”, pontuou a profissional.

O Sebrae ofereceu, no último dia do evento, cursos rápidos e gratuitos na Arena FISPAL Tec. Os participantes das oficinas receberam certificados.

ESG marca conteúdo e perfil da Fispal neste ano

O ESG (Environmental, social, and corporate governance) marcou o evento neste ano, seja na Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC, no pavilhão ou nos estandes dos expositores. A Arena contou com seis congressos, um deles específico para o tema ESG. Os outros foram: Gestão Industrial, Embalagens, Laticínios, Transformação Industrial e TecnoCarne.

O tema esteve presente já na plenária de abertura da arena: “ESG e os impactos na cadeia produtiva”, que reuniu presidentes das empresas Seara Alimentos, PepsiCo Brasil, Bloomin’ Brands Internacional e Cargill, além da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos).

Nesta edição, ações de sustentabilidade da Informa Markets estiveram ainda mais fortes no evento. Credenciais de papel, materiais impressos distribuídos pela organização com certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal), incentivo à devolução das bags de plástico recebidas na entrada, para reutilização em outros eventos e reaproveitamento de 80% do material utilizado na montagem das feiras (o restante é reciclável) foram algumas dessas ações.

E tem mais: iluminação de LED, de maior eficiência energética no pavilhão, incentivo ao uso de transporte público e à carona solidária para redução de gases e coleta seletiva de orgânicos e recicláveis. Vale lembrar ainda que o São Paulo Expo é um pavilhão inclusivo, que conta com rampas acessíveis, sanitários adaptados e piso tátil.

Projeto social

A Padaria Escola Tiãozinho, desenvolvido pela organização da sociedade civil Safrater, que há 50 anos atua no bairro de Americanópolis, na cidade de São Paulo, marcou presença na Fispal Tecnologia e TecnoCarne. O projeto tem como objetivo oferecer capacitação profissional à população da comunidade para ajudá-la na inserção no mercado de trabalho. Para tanto, ministra cursos de aperfeiçoamento para a produção de bolos, salgados, doces, pães e chocolates em uma padaria própria – o foco está na geração de renda. A Safrater tem a parceria do Senai, que disponibiliza os professores, fornece insumos e ingredientes, e certifica os alunos, e da Informa Markets.

Segundo dia de visitas técnicas leva empresários à fábrica da Heineken

Na manhã da sexta-feira (24) um grupo de profissionais credenciados pela Fispal Tecnologia e TecnoCarne tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da cervejaria Heineken em Jacareí (SP).

A ação, integrada ao projeto de Visitas Técnicas, visa promover a integração entre os visitantes e as fábricas de bebidas. Na quinta-feira (23), a visita foi à Ravache, em Caieiras, município próximo à capital paulista.

Para Mauro Moraes Junior, gerente regional de TPM (Total Productive Management) da Heineken, a excursão permitiu mostrar as instalações e os diferenciais produtivos da companhia aos interessados e entusiastas. “Pudemos apresentar todas as etapas da fabricação, que envolvem diversos testes e um severo controle de qualidade. Ficamos felizes em poder mostrar de perto e na prática como nós trabalhamos. Foi um prazer receber os visitantes do evento”, afirma.

“A visita foi muito proveitosa e superou minhas expectativas. Pudemos conhecer os equipamentos e o fluxo de produção para entendimento dos processos da fábrica. Certamente poderei aplicar esse conhecimento no meu trabalho, com novas ideias para o dia a dia”, afirmou Beatriz Lima, do setor de Engenharia e Processos da Bacio di Latte.

O transfer saiu do pavilhão São Paulo Expo às 7h30 e retornou por volta de 13h30 para que todos pudessem também concluir a visita à feira.

Serviço:

Fispal Tecnologia & TecnoCarne
Data: 21 a 24 de junho de 2022
Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.

Sobre a Fispal Tecnologia & TecnoCarne
A Fispal Tecnologia junto com a TecnoCarne é a principal plataforma de conexão entre as indústrias de alimentos, bebidas e proteínas. Por meio do evento físico, que acontece no São Paulo Expo, e dos eventos digitais, as duas oferecem networking, conteúdo e oportunidades de negócios aos profissionais do setor durante os 365 dias do ano.

Sobre a Informa Markets 
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site clicando aqui, ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.