Fundação Espaço ECO® apresenta seis trabalhos na principal conferência internacional sobre Ciclo de Vida

Entre os dias 03 e 06 de setembro acontece, em Luxemburgo, a 8ª Conferência Internacional sobre Gestão do Ciclo de Vida (LCM 2017). Com o tema “Projetando tecnologias, produtos e políticas sustentáveis: da ciência à inovação”, serão apresentados e debatidos os avanços das diversas formas de aplicação do conceito de Ciclo de Vida e da Economia Circular ao longo da cadeia de valor das empresas. Entre os participantes, a Fundação Espaço ECO® (FEE®) apresentará seis casos de sucesso do Brasil.

Os temas apresentados pela FEE® estão em sinergia com as discussões internacionais e reforçam o papel importante realizado pela organização.  Isso porque, entre os objetivos do evento está o apoio ao desenvolvimento sustentável por meio de tecnologias, produtos, serviços e políticas industriais, temas alinhados com o trabalho da Fundação, consultoria para sustentabilidade que oferece soluções customizadas para os mais diversos setores e se inspira a resolver os desafios de uma sociedade em constante evolução, otimizando a utilização de recursos.

“É comum encontrarmos empresas de diversos locais do mundo que aplicam diferentes abordagens de ciclo de vida em seus negócios. Em muitos lugares assim como no Brasil, ainda há espaço para aprimorar, principalmente em tornar esta abordagem algo que permeie toda organização e não apenas em pontos específicos, podendo utilizar este conceito para a definição das principais metas e indicadores de performance a serem monitorados.”, afirma Marcela Costa, analista de Sustentabilidade Aplicada, uma das representantes da FEE® no LCM 2017, que apresenta no evento um dos projetos realizado pela FEE®, em que foi possível definir metas e desafios para a empresa, a partir da análise de dados das boas práticas adotadas.

No evento, a FEE® destacará iniciativas que beneficiam, desde uma empresa, passando por grupos de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), até projetos setoriais. Com o Programa Gestão Sustentável (PGS), por exemplo, a Fundação capacita PMEs para a adoção de um modelo de gestão orientado à sustentabilidade. Já apoiando o Together for Sustainability, facilita o engajamento de fornecedores da BASF para que se adequem aos critérios de sustentabilidade da empresa.

Algumas iniciativas ajudaram alguns setores a entenderem a perspectiva da sociedade sobre suas ações, como a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).

Para que as organizações possam divulgar suas iniciativas, atividades e impactos gerados, a Fundação Espaço ECO® também contribui na comunicação corporativa, já que com seus estudos, oferece dados consolidados que endossam argumentos robustos para uma comunicação legítima, transparente, que gera valor, confere reputação e fornece informações para a tomada de decisão da sociedade, com base na lógica do Ciclo de Vida.

Exemplos dessa atuação podem ser aplicados como base de critério de análise de organizações em premiações, diferenciação de produtos, até mesmo para simplificar termos técnicos para uma linguagem acessível a qualquer público.

“A conferência LCM 2017 reúne formadores de opinião da área científica, indústrias, ONGs e governos para compartilhar tendências globais e leva-las para diversas partes do mundo o que será discutido neste importante encontro. Nós como consultores, estamos sempre atentos a essas tendências e, além de aplicar em nossos projetos, replicamos este conhecimento para a sociedade”, afirma Taísa Caires, consultora de Gestão para a Sustentabilidade da FEE®, que também estará no evento.

Fonte: Lead Comunicação