Grupo CAMA se destaca no Brasil junto ao setor alimentício

Há mais de 20 anos presente no Brasil, a CAMA é uma empresa líder internacional especializada na produção de máquinas e sistemas completos de embalagem de alta tecnologia para o mercado alimentício e não alimentício. A CAMA trabalha em parceria com uma rede de fornecedores qualificados, identificados como CSP (CAMA Selected Partners). No Brasil, seu representante é a empresa Carlos A. Wanderley & Filhos, que por meio de seus clientes comprova o crescimento da CAMA junto ao setor alimentício.

A expertise da CAMA no setor de embalagem (possui um departamento exclusivo para assessoria no desenvolvimento de embalagens) somada à uma linha inovadora de máquinas e sistemas de carregamento robótico, fazem da companhia uma fornecedora completa de soluções de encaixotamento, fornecendo desde o manuseio de embalagens como flowpacks, pacotes, bandejas até o carregamento em cartuchos ou caixas de papelão ondulado, prontas para a paletização.

Mercado brasileiro

A abertura comercial do mercado brasileiro na década de 90 permitiu a importação de máquinas, e a relação da CAMA com o Brasil começou neste período. Carlos Wanderley Junior, sócio-diretor da Carlos A. Wanderley & Filhos, aponta que possui mais de 40 clientes CAMA no País, sendo 80% deles do setor alimentício, como empresas fabricantes de biscoitos, chocolates, petfood, snacks, sorvete, café, pães e iogurtes. Dentre alguns nomes de clientes destacam-se: Pandurata (Bauducco); Selmi; BRF; General Mills; Marilan e dezenas de outras multinacionais da alimentação.

De acordo com Carlos, as máquinas da CAMA de automação de final de linha mais adotadas pelo mercado brasileiro são os robôs de encaixotamento. “Mesmo com os trâmites de importação, com tempo de entrega de 6 a 8 meses e o alto custo de equipamento importado, o maquinário da CAMA é bastante demandado no Brasil devido à sua altíssima confiabilidade, com índices em torno de 97% a 99% de eficiência garantida”, esclarece o diretor.

Um dos destaques da CAMA é a customização total dos serviços e equipamentos, uma vez que seus padrões de aplicação incluem especificações e máquinas desenvolvidas em conjunto com o cliente, fornecendo um produto absolutamente personalizado.

“Os equipamentos da CAMA têm foco em linhas industriais de alta velocidade. Não existe nenhuma marca similar nacional. Apenas duas ou três empresas no mundo conseguem embalar centenas de produtos por minuto. Eles possuem tecnologia de ponta, a melhor que existe no mundo pois se especializaram nesse tipo de máquina. A CAMA se destaca mesmo entre seus poucos concorrentes no mundo para a maioria das aplicações. Já no segmento de linhas de produção de baixa ou média velocidade, é possível encontrar centenas de concorrentes”, segundo o diretor.

De acordo com Carlos, existem muitas fábricas de ponta no Brasil, muitas vezes superiores às fábricas em outros países de primeiro mundo. “A indústria de alimentos no País, na maioria dos casos, segue esse perfil moderno industrial, o qual vai ao encontro do perfil inovador da CAMA. Por isso, a CAMA vem crescendo muito junto a este setor no Brasil. O grupo investe anualmente 5% do volume de negócios em Pesquisa & Desenvolvimento em busca de inovação.

Um outro ponto forte da CAMA é seu serviço de suporte pré e pós-venda, alinhado com seus parceiros e representantes em cada país. “O suporte da CAMA é diferenciado desde a pré-venda. Todo projeto passa pelo departamento técnico e não somente pela equipe comercial. Após a venda, cada projeto conta com um gerente responsável para coordenar todo o projeto e o processo de fabricação. Este profissional acompanha desde o desenho até a instalação do equipamento e seu pleno funcionamento”, menciona o diretor, que considera este suporte um grande diferencial, uma vez que poucas empresas no mundo oferecem esse serviço.

Cada projeto no Brasil envolve a atenção de vários departamentos das duas empresas, tanto da CAMA como da Carlos A. Wanderley & Filhos. As implementações contam com o envolvimento de engenheiros, técnicos mecânicos e eletricistas, além de todo apoio da equipe comercial. “Os equipamentos de alta tecnologia da CAMA têm baixíssima incidência de falha, na maioria das vezes são questões simples de suporte. Nestes casos, os técnicos conseguem acessar as máquinas de forma remota e fazer o atendimento presencial ou mesmo à distância, isso tanto do Brasil como da Itália, onde está localizada a matriz da CAMA”, aponta Carlos.

Fonte: Capital Informação