Close

Grupo Smurfit Kappa anuncia crescimento de 27% em receita em 2022 

A Smurfit Kappa (www.smurfitkappa.com/br), uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, anunciou crescimento de 27% na receita global em 2022. O Grupo, presente em 36 países, obteve o balanço mais forte de sua história, com um EBITDA de € 2.355 bilhões (R$ 13 bilhões), 38% mais alto que em 2021, e uma margem EBITDA de 18,4%. Tais resultados, além de consolidar a companhia como um dos players mais fortes do setor no mundo, proporcionam flexibilidade estratégica e financeira significativa para 2023.

A Smurfit Kappa navegou com sucesso pelo cenário desafiador do ano passado, apesar dos efeitos causados na indústria por fatores econômicos, como as taxas altas de juros e o ritmo da inflação. No período, a companhia manteve foco no que é controlável, em como ser mais eficiente e eficaz, além de construir parcerias de longo prazo com clientes e fornecedores, sempre pautadas pelos principais pilares de negócios da empresa: a sustentabilidade e a inovação.

 

No Brasil, a Smurfit Kappa destinou US$ 63,9 milhões (R$ 332 milhões na média da conversão atual) a projetos de expansão, inovação e práticas sustentáveis. Parte do investimento –  US$ 33 milhões (R$ 171 milhões) – foi destinada à expansão de capacidade da fábrica da empresa em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, a fim de atender ao crescimento da demanda por embalagens inovadoras e sustentáveis da região Nordeste do país.

 

As aquisições são o principal meio de crescimento da Smurfit Kappa e, como exemplo dessa estratégia, em 2022 a companhia concluiu a aquisição da PaperBox, fábrica de embalagens localizada em Saquarema, no Rio de Janeiro. A compra, que aumentou a presença da companhia no País, também possibilitou ampliar seu portfólio em frentes que vêm se destacando no mercado nacional, como e-commerce, vestuário, cosméticos, alimentos, entre outros, e se aproximar de clientes regionais, estreitando o relacionamento com parceiros do local.

 

Fonte: smartpr