No ano em que completou seu 25º aniversário, a Harus, líder nacional do mercado de amenities, se dedicou à inovação em todas as partes de sua operação. Inaugurou uma moderna fábrica em Franca (SP) e novas distribuidoras ao redor do país para seguir oferecendo a melhor logística do setor de hospitalidade. Agora, enquanto o turismo retoma suas atividades a todo o vapor, a companhia lança novas linhas e embalagens destinadas a atender a demanda de meios de hospedagens e viajantes por mais sustentabilidade.
“Nossa filosofia na Harus é prestar o melhor serviço aos nossos clientes, primando pela qualidade e a agilidade, e oferecer a seus hóspedes o que há de mais novo em termos de bem-estar. Foi nisso que trabalhamos ao longo de todo o ano, certos de que a volta do turismo aconteceria e de que sairíamos na frente para responder a ela”, afirma Luiz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da Harus.
“Essa retomada intensa nas atividades do setor vem acompanhada de uma exigência do mercado por ações que reduzam a utilização de plástico e a produção de resíduos, contribuindo para uma atuação mais sustentável de todo o setor.”
Como parte desses esforços, a Harus renovou sua linha própria de produtos, agora toda 100% biodegradável, e vem substituindo gradualmente as embalagens plásticas de sabonetes e acessórios por papel biodegradável (com certificação emitida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Os frascos, por sua vez, são produzidos com PET reciclado ou polietileno com o selo Plástico Verde – feitos de matéria-prima vegetal, renovável, e com impacto ambiental significativamente menor.
A empresa também lança agora sua primeira linha 100% vegana, com produtos unicamente de origem vegetal, incluindo pente de madeira, escova de dentes de bambu e cotonetes com hastes de papelão, todos embalados em papel vegetal certificado. Além disso, apresenta ao mercado a linha Sólido, com produtos 2 em 1 (shampoo e condicionador) em barra, eliminando o uso de plástico. Todos os itens têm fragrância de pitanga preta.
Os lançamentos, que já começam a ser mostrados a clientes e parceiros em eventos presenciais neste fim de ano, incluem também os produtos White Glycerin, feitos com glicerina branca e aroma de toranja, madeira branca e patchouli, e Spa, voltados aos cuidados de relaxamento e hidratação corporal, com essência de amêndoas.
“Os frascos de ambas as linhas têm tamanhos maiores que os usuais [60 ml na White e 100 ml na Spa], como maneira de incentivar o uso de uma mesma embalagem por um período mais longo de tempo, e são produzidos com plástico PET reciclado. Nessa mesma tendência, estendemos a oferta de dispensers em nosso portfólio, dada a intensa procura por esse formato”, diz o diretor da Harus.
Em formatos que variam de 250 ml a 500 ml, eles minimizam o desperdício, reduzem o impacto ambiental e garantem economia de custo entre 30% e 60% para os meios de hospedagens.
Entre os produtos que agora podem ser encomendados neste formato estão as novas linhas em parceria com a L’Occitane, lançadas em outubro: Água de Coco, Cana-de-Açúcar e Capim-Limão. Reconhecida internacionalmente, a marca é uma das principais parceiras da Harus, que também produz itens em colaboração com O Boticário, Vinotage, KUR Cosméticos e Costa Brazil.
Expansão
Hoje, a Harus possui mais de 10 mil clientes, atendidos no Brasil e também em países como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, entre outros. São parcerias duradouras, conquistadas pela ampla oferta de produtos, com ótimo custo-benefício, e o melhor prazo de entrega.
Para isso, a Harus mantém uma estrutura logística descentralizada: ao todo, são 46 representantes e distribuidoras em Franca, Fortaleza, São Luís, Porto Seguro, Brasília, Caldas Novas e Recife, um centro de distribuição em Maceió – para atender as regiões Norte e Nordeste – e uma filial em Assunção, no Paraguai.
Além dos amenities próprios e daqueles desenvolvidos exclusivamente para redes hoteleiras, a empresa oferece ainda itens nos segmentos de acessórios, eletrônicos, cama e banho. Com a unidade Harus Food, a empresa tem fornecido produtos alimentícios, desenvolvidos em parceria com marcas reconhecidas, entre elas Júnior Alimentos, Le Petit, Homemade, Ísis, Bauducco e Vigor.
Iniciou ainda a comercialização de álcool em gel para atender a alta demanda dos segmentos hoteleiro, hospitalar, farmacêutico, além do varejo de drogarias e supermercados.
“Tudo isso deixa clara a nossa aposta no potencial do setor de hospitalidade brasileiro – que vem se mostrando acertada, dada a intensa procura pelos meios de hospedagem brasileiros neste final de ano e o crescimento da Harus ao longo dos últimos 25 anos”, diz Magrin. “Prova disso é a nossa previsão de uma alta de 15% no faturamento em 2021, na comparação com 2019.”
Fonte: 2PRÓ Comunicação