“A Henkel apresentou um bom desempenho no terceiro trimestre. Em um ambiente de mercado continuamente desafiador, com turbulências no câmbio e preços de materiais mais altos, aumentamos ainda mais as vendas, os ganhos e a lucratividade. As três unidades de negócios da companhia contribuíram para o desempenho positivo”, diz o CEO da Henkel, Hans Van Bylen. “O bom desempenho geral do crescimento orgânico das vendas foi impulsionado principalmente por nossa unidade de negócios de Adhesive Technologies. Além disso, em nossos negócios de bens de consumo, também aumentamos as vendas organicamente”.
“Nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2018, enfrentamos um ambiente econômico global difícil. Os efeitos cambiais negativos reduziram as vendas da companhia em mais de 900 milhões de euros no período. No entanto, continuamos a gerar crescimento lucrativo. Estamos comprometidos em impulsionar ainda mais a implementação de nossas prioridades estratégicas”, afirma Hans Van Bylen.
Perspectivas para o ano fiscal de 2018 confirmadas
A Henkel confirmou suas perspectivas para o ano fiscal de 2018. A companhia continua projetando um crescimento orgânico de vendas de 2% a 4% para o Grupo Henkel. A empresa espera crescimento orgânico de vendas na unidade de negócios Adhesive Technologies de 4% a 5%. Na unidade de negócios Beauty Care, a Henkel confirma suas expectativas de crescimento orgânico de vendas de até 2%. Já na unidade de negócios Laundry & Home Care a companhia continua a esperar um crescimento na faixa de 2% a 4%.
Para o retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel continua antecipando um aumento ano a ano para cerca de 18%. Espera-se que todas as três unidades de negócios colaborem para esse desempenho positivo. A Henkel ainda almeja um aumento entre 3% e 6% no lucro ajustado por ação preferencial.
Desempenho das vendas e dos lucros no terceiro trimestre de 2018
Com 5.037 milhões de euros, as vendas no terceiro trimestre de 2018 cresceram nominalmente 1,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e das aquisições/desinvestimentos, mostraram um aumento sólido de 2,7%. A contribuição de aquisições e desinvestimentos foi de 1,6%. Os efeitos cambiais tiveram impacto negativo de -3,2% nas vendas.
A unidade de negócios Adhesive Technologies reportou forte crescimento orgânico nas vendas de 3,8%. A unidade de negócios Beauty Care registrou positivo crescimento orgânico nas vendas de 0,5%. E a unidade de negócios Laundry & Home Care apresentou aumento orgânico nas vendas de 2,5%.
Os mercados emergentes novamente contribuíram acima da média para o crescimento orgânico da Henkel, com aumento significativo nas vendas orgânicas de 6,8%. Com desempenho orgânico nas vendas de -0,1%, os mercados maduros ficaram quase no mesmo nível do ano anterior.
Na Europa Ocidental, as vendas mostraram um desempenho positivo com um crescimento orgânico de 0,6%. A Europa Oriental alcançou sólido crescimento orgânico nas vendas de 7,1%. Na África/Oriente Médio, as vendas cresceram dois dígitos, com um aumento orgânico de 13,1%. Na América do Norte, as vendas orgânicas diminuíram -0,8%. A América Latina atingiu um crescimento orgânico de dois dígitos de 11,5%, e na região Ásia-Pacífico, as vendas cresceram organicamente 1,2%.
O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 3,3%, passando de 897 milhões de euros no mesmo período do ano anterior para um novo recorde de 926 milhões de euros.
O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) apresentou um forte crescimento e aumentou 0,4 ponto percentual para 18,4%.
O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) subiu 2,6%, de 1,54 euro no terceiro trimestre de 2017 para 1,58 euro no terceiro trimestre de 2018.
Com 6,6%, o capital de giro líquido, como percentual de vendas, ficou acima do nível do terceiro trimestre de 2017 que foi de 5,6%
Desempenho das unidades de negócios
A unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um forte crescimento orgânico nas vendas de 3,8% no terceiro trimestre. Nominalmente, as vendas alcançaram o mesmo nível do ano anterior, atingindo 2.373 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 2,7% e atingiu 466 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas mostrou um aumento de 0,5 ponto percentual, alcançando 19,6%.
A unidade de negócios Beauty Care registrou positivo crescimento orgânico nas vendas de 0,5%. Nominalmente, as vendas aumentaram 5,5% para 993 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 6,7% e atingiu 182 milhões de euros. Com 18,3%, o retorno ajustado sobre as vendas apresentou crescimento de 0,2 ponto percentual.
A unidade de Laundry & Home Care alcançou crescimento orgânico nas vendas de 2,5% no terceiro trimestre. Nominalmente, as vendas subiram 0,3% e contabilizaram 1.641 milhões de euros. Com 294 milhões de euros, o lucro operacional ajustado ficou no mesmo nível do terceiro trimestre de 2017. Com 17,9%, o retorno ajustado sobre as vendas mostrou um desempenho estável, atingindo o mesmo nível de 2017.
Bom desempenho nos negócios nos primeiros nove meses de 2018
Nos primeiros nove meses de 2018, a Henkel gerou vendas de 15.015 milhões de euros. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e aquisições/desinvestimentos, apresentaram aumento de 2,4%. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -6%.
O lucro operacional ajustado subiu em 1,3%, passando de 2.660 milhões de euros para 2.694 milhões de euros.
O retorno ajustado sobre as vendas aumentou de 17,6% para 17,9%.
O lucro ajustado por ação preferencial cresceu 2%, de 4,50 euros para 4,59 euros.
Nos primeiros nove meses de 2018, a unidade de negócio Adhesive Technologies gerou forte crescimento orgânico nas vendas de 4,6%. O retorno ajustado sobre as vendas apresentou desempenho positivo e alcançou 18,9%.
As vendas nos negócios de bens de consumo foram negativamente afetadas por dificuldades de entrega na América do Norte. A unidade de negócios Beauty Care registrou um desempenho orgânico nas vendas -1,2% inferior ao mesmo período de 2017. O retorno ajustado sobre as vendas atingiu 17,7%. A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou crescimento orgânico em vendas de 1,6%. O retorno ajustado sobre as vendas exibiu forte aumento e atingiu 18,1%.
A partir de 30 de setembro de 2018, a posição financeira líquida da Henkel apresentou um saldo de -3.248 milhões de euros, ante a -3.225 milhões de euros em 31 de dezembro de 2017.
Fonte: CDN Comunicação