A Hispack 2024, que acontece de 07 a 10 de maio, será uma nova oportunidade para os fornecedores espanhóis de tecnologia e soluções de embalagem impulsionar suas exportações. Com a iniciativa “Soluções Espanholas”, a principal feira comercial do setor de embalagens na Espanha, em colaboração com a amec envasgraf, organizou um programa de atividades voltado para participantes internacionais, incluindo conferências e apresentações de estudos de caso, visitas guiadas, um evento de corretagem e mais de 800 reuniões de negócios agendadas entre expositores e compradores de países-chave.
Espera-se que a Hispack receba mais de 3 mil profissionais internacionais de países como Portugal, Itália, Alemanha, França, Marrocos, México, Portugal, Polônia, Tunísia e Turquia, entre outros, interessados em conhecer a tecnologia de embalagens e processos apresentada na feira.
A Espanha está entre os dez principais produtores e exportadores de máquinas e equipamentos de embalagem. Internacionalização, soluções personalizadas para cada projeto, flexibilidade, alta qualidade, tecnologia de ponta, preços competitivos e excelente serviço pós-venda são as principais qualidades, com um faturamento de 1.750 milhões de euros, segundo a amec envasgraf.
No ano passado, as exportações de máquinas de embalagem espanholas cresceram 15% em comparação com 2022. Os Estados Unidos consolidaram sua posição como principal mercado de destino para as vendas externas do setor. Por áreas geográficas, a Europa representa 48% das exportações, os Estados Unidos e o Canadá, 17%, a América Latina, 16% e a Ásia, 9%.
De acordo com o presidente da amec envasgraf, Luis Villegas, as principais inovações que os fabricantes espanhóis de tecnologia de embalagem mostrarão na Hispack são caracterizadas por “maior automação e digitalização, equipamentos mais versáteis adaptáveis ao uso de novos materiais, soluções mais eficientes e sustentáveis, além de conformidade com os mais altos padrões de segurança, confiabilidade e qualidade”.
Soluções Espanholas: histórias de sucesso
Como complemento à oferta comercial e para mostrar aos compradores internacionais as vantagens competitivas das soluções de embalagem “Made in Spain”, a Hispack 2024 inclui conferências nas quais fabricantes de máquinas, acompanhados por clientes, explicarão suas melhores histórias de sucesso.
Segundo Luis Villegas, “essas apresentações permitirão que os visitantes internacionais conheçam de perto, de forma rápida, dinâmica e breve, estudos de caso reais aplicados em empresas clientes. Estou convencido de que eles se identificarão totalmente com os problemas levantados e aprenderão como foram resolvidos”.
Assim, a AND & OR, juntamente com a Delicias Coruña, apresentará a melhoria produtiva que a automação do processo de paletização acarretou para evitar quedas ou danos aos produtos. Por sua vez, a Ayrtac, com uma máquina de embalagem a vácuo de alta qualidade, conseguiu fazer com que o produtor francês de pimenta em pó Biper Gorri automatizasse sua linha de produção, garantindo a melhor preservação.
A eliminação do tempo de inatividade da máquina, a melhoria da usabilidade e a economia de energia e material no design de embalagens são alguns dos benefícios oferecidos pela Invpack à chocolates Reybar e serão explicados na Hispack. Também o caso da Terg, uma empresa polonesa de eletrodomésticos e produtos eletrônicos, que graças à Limitronic e seu parceiro Sparck Technologies alcançou uma embalagem adaptada ao tamanho e forma exata do produto, para economizar papelão, melhorar a segurança e até personalizar cada embalagem por meio de um sistema de impressão digital direta.
Por outro lado, a Innova resolveu o problema de proteção final dos sacos de ração animal para o fabricante mexicano Nutec com uma máquina de envolvimento automático, que reduziu o consumo de filme stretch e melhorou a estabilidade dos paletes para transporte.
Também serão detalhados como a Capsa Packaging conseguiu ajudar a MediaMarkt a reduzir os custos econômicos e ambientais de sua logística reversa reutilizando suas caixas de papelão no mínimo seis vezes. Como resultado, calculou-se uma redução de 80% na pegada de carbono desse processo.
Outra história de sucesso que será apresentada é a da vinícola galega ViniGalicia, que contou com a Meler para reduzir o uso de plástico em suas embalagens e os custos associados. Por sua vez, a Bodegas Fundador revelará como conseguiu reduzir drasticamente o nível de rejeição de seus rótulos por má qualidade e retrabalho de garrafas incorretas, graças à Difmaq.
Também será possível conhecer os resultados do sistema de inspeção e verificação automatizado da E2M usando visão computacional, capaz de processar até 600 latas por minuto para detectar quaisquer defeitos, que foi instalado na linha de produção do fabricante de alimentos enlatados Escurís. Por fim, a Hero contará como a Macsa os ajudou a reduzir o uso de tinta e solventes no processo de codificação de seus produtos e aumentar a velocidade de marcação das embalagens.
Compradores internacionais
Além dessas conferências, a Hispack organizou um intenso programa de atividades no International Business Center (IBC), localizado no Hall 3. Nesta área da feira especialmente dedicada aos negócios internacionais, os visitantes de outros países poderão receber informações e aconselhamento personalizado sobre os fornecedores espanhóis mais adequados para desenvolver seus projetos. Eles também poderão se inscrever em visitas guiadas temáticas pela feira.
Fonte: Imprensa Fira de Barcelona
Lactips cria embalagens de plástico comestíveis a partir de proteínas do leite
A Lactips desenvolveu um plástico comestível feito de proteína de...
VER MAIS