Close

Ibema estimula a pecuária

A meta é elevar produtividade e qualidade e gerar mais renda às famílias rurais, impulsionando indicadores locais.

Ibema – O fortalecimento econômico de Ibema passa por avanços no setor primário. Atento a isso, o prefeito Adelar Arrosi (PSDB) começa a fortalecer o Programa de Melhoria Genética de Bovinos Leiteiros. A meta é elevar produtividade e qualidade e gerar mais renda às famílias rurais, impulsionando indicadores locais.

Com o repasse de novas doses de sêmen, a expectativa da administração é que a genética fortaleça a bacia leiteira. A contribuição da administração, por meio da Secretaria de Agricultura, ocorre também com o repasse de nitrogênio líquido usado nos botijões que armazenam o sêmen a baixíssimas temperaturas.

Atualmente, 35 pecuaristas são atendidos pelo programa. É possível que outros se integrem mas, para isso, precisam fazer cadastro na Secretaria de Agricultura, emitir nota fiscal da produção agropecuária e ter os animais cadastrados na Adapar. Arrosi considera a tecnologia fundamental ao crescimento da produção e qualidade do que se tira do campo.

Diante de um cenário econômico de tantos desafios, empregar recursos sofisticados é tão importante quanto trabalhar de forma dedicada e empregar conceitos empresariais na propriedade, conforme o prefeito. Arrosi afirma que sua gestão vai atender, pela distribuição de material genético à bovinocultura, as comunidades de Pouso Alegre, Vila Rural, Tapuí, linhas Alegria, Campo Sales, Gaúcha, Cristópolis, Nova Esperança e Agroibema. A técnica empregada na inseminação é a do sêmen sexado que permite ao criador escolher o sexo do bezerro antes do início da gestação.

Fonte: O Paraná