Close

Indorama Ventures adquire negócio de PET no Brasil

A Indorama Ventures Public Company Limited (IVL), uma empresa química global, anunciou que firmou um acordo para adquirir a planta industrial da M&G Polímeros Brazil S.A., localizada em Ipojuca. A planta é a maior instalação de PET no Brasil, com capacidade de 550 mil toneladas/ano. Esta planta está estrategicamente localizada e se beneficia da integração virtual com um fabricante de Ácido Tereftálico Purificado (PTA), uma matéria-prima chave para o PET.

A transação deverá ser concluída no segundo trimestre de 2018, sujeita às aprovações regulamentares. Essa aquisição, no Brasil, está em linha com a estratégia da companhia para ampliar ainda mais sua posição no mercado e expandir sua participação global em mercados-chave com alto potencial de crescimento.

Esta posição estratégica permite que a Indorama Ventures entregue produtos para clientes-chave no Brasil e em outros lugares de forma econômica e eficiente. A empresa está bem posicionada para atender sua atual base global de clientes e os clientes existentes da M & G, uma vez que a aquisição está completa e a planta está totalmente operacional. A companhia espera receitas incrementais imediatas e sinergias de custo, impulsionadas por um aumento de volume substancial e o valor potencial adicionado por trás da integração.

A América do Sul é um importante mercado emergente com demanda doméstica de PET crescendo em torno de 5%. Hoje o consumo per capita de PET é comparativamente baixo em torno de 2,8 kg e tem um grande potencial de crescimento. O Brasil também tem fortes fundamentos subjacentes, apoiados pelas políticas governamentais para estimular o crescimento econômico e fortalecer o mercado interno.

A Indorama Ventures continua em uma jornada de transformação voltada para crescimento e criação de valor sustentável, mantendo a disciplina financeira. Na última divulgação financeira de 20 de fevereiro de 2018, a companhia anunciou EBITDA recorde de US $ 1 bilhão em 2017, o que representa um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A melhoria significativa no ambiente de negócios PET e matérias-primas também permitiu que seu lucro líquido crescesse 68% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este é o testemunho de uma estratégia bem desenvolvida e aquisições cuidadosamente selecionadas apoiadas por uma combinação prudente de produtos e geografias, que garantem a sustentabilidade da companhia.

A aquisição aumentará significativamente a estratégia da IVL em seu negócio, onde a companhia pretende aprofundar sua pegada global e construir escala em mercados-chave. Aloke Lohia, CEO do Grupo Indorama Ventures, disse: “Estamos satisfeitos de ter alcançado esse acordo e tomado medidas significativas para fortalecer nossa capacidade de crescimento lucrativo. A Indorama Ventures agora tem escala incomparável e alcance global, com presença em cinco continentes com um único modelo de negócio equilibrado e integrado “.

“Este negócio reflete o nosso compromisso contínuo de apoiar nossos clientes usando nosso sistema de escala global e presença local. Esperamos aproveitar este novo mercado e as oportunidades de venda cruzada para entrega imediata de maior valor para clientes existentes e novos e, ao mesmo tempo, oferecer crescimento lucrativo e valor aprimorado para o acionista “.

O HSBC atua como consultor financeiro, a KPMG atua como consultores de finanças e fiscalidade e Mattos Filho & Lowenstein Sandler atua como consultores jurídicos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Indorama