Indústria de impressão permanece em trajetória de crescimento global: digitalização e sustentabilidade são temas centrais da drupa

A indústria gráfica continua em trajetória de crescimento em todo o mundo. O setor registrou vendas de mais de €837 bilhões no último ano fiscal. “Nossa indústria está crescendo e também tem um futuro,” diz Thomas Schiemann, Diretor Executivo da Associação de Tecnologia de Impressão e Papel (VDMA).
Em um estudo atual[1], analistas do setor assumem que a indústria gráfica global alcançará um crescimento médio anual ajustado pela inflação de mais de 2,1% nos próximos cinco anos, após registrar um crescimento de 1,1% nos últimos cinco anos. Esse desenvolvimento, diz Schiemann, será impulsionado principalmente pelos segmentos de rótulos e embalagens.
Na Alemanha, as aproximadamente 6.900 empresas de impressão e mídia geraram cerca de €17,6 bilhões com cerca de 110 mil funcionários. “Nada funciona sem impressão. A Alemanha continua tendo o maior mercado de jornais da Europa, os panfletos são a ferramenta de marketing mais importante do varejo, o mercado de embalagens está em ascensão e cada supermercado é uma vitrine para a indústria gráfica,” diz Kirsten Hommelhoff, Diretora Executiva da BVDM, antes do início da drupa em Düsseldorf.
Com 1.642 expositores de 52 países, a drupa é a maior feira de tecnologias de impressão do mundo. Aproximadamente 200 mil visitantes de mais de 180 países são esperados para o evento de 11 dias. Quase 75% dos clientes agora vêm do exterior. Com esses números, a drupa reforça sua posição como o centro mais importante para a indústria gráfica global, diz Sabine Geldermann, Diretora da drupa, Portfólio de Tecnologias de Impressão da Messe Düsseldorf: “A drupa reúne tecnologias inovadoras, os mais recentes desenvolvimentos de mercado e informações em um único lugar.” A drupa ocupa todo o Centro de Exposições de Düsseldorf com mais de 140.000 m² de espaço líquido de exposição em 18 pavilhões.
Este ano, as tendências e tópicos centrais serão digitalização, sustentabilidade e automação da produção. Aqui, a VDMA vê mais oportunidades de crescimento, diz Schiemann: “A indústria tem boas perspectivas para o futuro – mas precisa estar preparada. Quase nenhum outro tópico é tão importante para nós na drupa 2024 e em toda a indústria de engenharia mecânica e de plantas quanto a sustentabilidade, não apenas do ponto de vista ecológico, mas também econômico. Estamos, portanto, encantados em criar uma plataforma intersetorial para troca, discussão e transferência de conhecimento sobre o futuro da indústria de impressão e papel com nosso Touchpoint Sustainability.”
Um total de 30 players globais e parceiros, incluindo empresas alemãs como Heidelberger Druckmaschinen, Koenig & Bauer, Kurz, Tesa e Voith, estarão apresentando as mais recentes tecnologias de impressão e fabricação energeticamente eficientes no Touchpoint Sustainability.
Como outros setores da indústria, o setor de impressão luta com a escassez de mão de obra qualificada. A indústria gráfica tem sido afetada pela falta de mão de obra (qualificada) há anos, como mostra a pesquisa setorial da BVDM de 2023. Além dos crescentes custos trabalhistas, a escassez de mão de obra qualificada é considerada um dos maiores desafios por mais de 50% das empresas. A isso se somam os altos preços da energia e a burocracia. Na drupa, existem, portanto, numerosas iniciativas de associações e universidades para promover carreiras na indústria gráfica.
A drupa 2024 começa nesta terça-feira, 28 de maio e vai até sexta-feira, 7 de junho de 2024; o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado e domingo das 10h às 17h. Os ingressos de 1 dia custam €60, os ingressos de 3 dias são €165 e os ingressos de 5 dias são €255. Para informações sobre vouchers de estacionamento e bilhetes de transporte público local, consulte também o Ticketshop: www.drupa.de/1130.
Confira o blog da drupa aqui: www.drupa.de/de/Media_News/drupa_blog
[1] Fonte: Smithers Internal Research and Analysis, The Future of Global Printing to 2028, publicado em 12/2023.

Fonte: Imprensa Drupa