O universo da alimentação saudável e do bem-estar está em constante expansão, impulsionado pela crescente busca dos brasileiros por um estilo de vida voltado para a longevidade e a conscientização ambiental. Nesse contexto, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e a Naturaltech, maiores feiras da América Latina dedicadas ao universo saudável, orgânico e sustentável, destacam as principais tendências e inovações do mercado que prometem impactar produtores, supermercadistas, varejistas, restaurantes e consumidores finais neste ano, antes de realizarem suas próximas edições entre os dias 11 e 14 de junho.
De acordo com um estudo da Euromonitor, o mercado global de alimentos saudáveis deve ultrapassar US$1 trilhão até 2026. No Brasil, as vendas de produtos naturais, funcionais e orgânicos crescem acima da média do setor de alimentos convencionais, movimentando mais de R$15 bilhões por ano e ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas e no dia a dia do consumidor.
Segundo pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”, realizada pelo Instituto Organis, o Brasil registrou uma receita de R$7 bilhões no mercado de alimentos, bebidas, orgânicos e inovadores, e, entre 2021 e 2023, houve um aumento de 16% no consumo de alimentos orgânicos no país.
Uma das principais tendências observadas é a crescente demanda por alimentos com alto valor proteico, anteriormente restritos ao público atleta. Atualmente, proteínas estão presentes em snacks, molhos, sobremesas e bebidas, com composições que incluem colágeno, whey protein e micélio de cogumelo, enriquecendo nutricionalmente a alimentação diária. O mercado brasileiro de bebidas com alto teor de proteínas, por exemplo, é estimado em R$2,1 bilhões, com projeção de crescimento para R$3,1 bilhões nos próximos três anos.
A busca por alimentos ricos em proteínas e fibras, com alta densidade nutricional e baixo índice glicêmico, também tem crescido rapidamente. Para atender a esse mercado em expansão, já estão sendo desenvolvidos queijos e iogurtes fermentados à base de castanha, snacks ricos em fibras e proteínas, doces com baixo teor de açúcar, entre outras soluções saborosas para quem busca cuidar da alimentação e da saúde metabólica.
O consumo de bebidas que oferecem benefícios adicionais à saúde é outra tendência em ascensão. Sodas probióticas, chás adaptogênicos e cafés com colágeno estão ganhando espaço, assim como cervejas não alcoólicas premium e vinhos com baixo teor de açúcar e carboidratos. Essas inovações atendem à demanda por produtos que combinam prazer e funcionalidade.
No segmento infantil, pais e mães estão cada vez mais atentos à qualidade dos alimentos oferecidos às crianças, buscando opções mais naturais e nutritivas. Produtos orgânicos e naturais, feitos com ingredientes funcionais e sabor atrativo para o paladar jovem, estão ganhando espaço nas prateleiras. Waffles integrais, kombuchas infantis e snacks fermentados que promovem a saúde digestiva desde a infância são exemplos de produtos que atendem a essa demanda.
A preocupação com a sustentabilidade também influencia as escolhas dos consumidores, especialmente entre os mais jovens. Há uma preferência por produtos que utilizam embalagens sustentáveis ou com baixo impacto ambiental, impulsionando a adoção de embalagens biodegradáveis como diferencial competitivo. Essas embalagens, fabricadas a partir de materiais como papel reciclado, celulose, amido de milho e bioplástico, devem apresentar selos que comprovem sua origem sustentável e um índice de decomposição natural reduzido.
Muitas das tendências globais estarão representadas nos lançamentos que os expositores trarão para a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e a Naturaltech, permitindo que o público brasileiro tenha acesso às novidades que estão moldando o futuro da alimentação saudável no mundo.
Com uma abundância de ingredientes, biodiversidade e criatividade empreendedora, o Brasil tem condições para liderar a nova era da alimentação saudável e do consumo consciente.
Fonte e foto: divulgação: Suporte Comunicação