A IQX, startup de base científica com sede em Valinhos (SP), é uma das dez finalistas do ciclo 2024 do programa BNDES Garagem, iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em parceria com a aceleradora de impacto Quintessa. A empresa oferece soluções para a “Economia Verde e Descarbonização”, dentro da categoria de Tração, voltado para startups que já estão em operação e desejam escalar seus impactos. Entre mais de 1800 inscritas, apenas cinco startups nessa categoria alcançaram a fase final, e a IQX estará no Demoday, em 15 de abril, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.
Criada em 2011 pelas pós-doutoras em Química Carla Fonseca e Silmara Neves, a IQX desenvolve aditivos que tornam a reciclagem de plásticos complexos, como os multicamadas, mais eficiente e economicamente viável. Suas soluções já permitiram, apenas em 2024, evitar o descarte de cerca de 800 mil quilos de plástico e reduziram o uso de resina de origem fóssil. Os aditivos da IQX também ajudam a prolongar o ciclo de vida dos materiais e permitem que embalagens antes descartadas por odor, contaminação ou composição se tornem recicláveis. Dessa forma, a empresa contribui diretamente para a circularidade do plástico e para o aumento dos índices de reciclagem no Brasil.
“Chegar à final do BNDES Garagem é uma prova de que é possível fazer inovação com impacto ambiental e social a partir da ciência brasileira”, destaca Carla Fonseca. Para Silmara Neves, “o programa tem nos ajudado a potencializar nossa estratégia e conexões para ampliar o impacto da IQX em todo o país”.
Reta final da aceleração destaca soluções de impacto
O BNDES Garagem é o programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social que fomenta negócios de impacto em todo o Brasil, com foco em soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável. A edição atual prevê a aceleração de 400 startups até 2028, em quatro ciclos. Esta é a primeira fase do primeiro ciclo da terceira edição, que selecionou 100 negócios de impacto divididos entre os módulos de Criação e Tração.
Nesta etapa final do ciclo 2024, as startups passaram por mentorias, workshops, rodadas de negócios e acompanhamento individual com especialistas. A IQX, ao lado de outras quatro startups finalistas na categoria Tração – Prol Educa, Telavita, Yatto e Wecare – apresentará sua solução no Demoday. As cinco vencedoras dessa categoria receberão prêmios entre R$ 60 mil e R$ 150 m
Fonte e foto: divulgação: Corp Comunicação