Irani Labs anuncia sete vencedoras da edição especial ESG

A partir do final de agosto, inicia-se um novo ciclo para as sete startups selecionadas na edição especial ESG do Irani Labs,  programa de inovação aberta da Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil. Seguem nesta nova fase, Bioflore, Quanticum, Se Candidate Mulher!, Nathural Chemical, GreeShield, Nanobot e Tamoios Tecnologia. Participaram da final, também, Tubox, IQX, Prronto e Wastebank.
Após a realização deste último pitch day, terão início, para as sete finalistas, as provas de conceito (POCs), em que implementarão pilotos de suas soluções junto à Irani. O programa escolheu negócios relacionados à gestão de resíduos, mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, diversidade e comunidades do entorno e melhoria nas condições sociais/de trabalho dos catadores. O objetivo é que as startups e a Irani se tornem parceiras de negócio, futuramente, em uma relação cliente-fornecedor e para o desenvolvimento conjunto de soluções.
“As startups selecionadas seguirão recebendo mentoria para aprimoramento e desenvolvimento do negócio e no horizonte de futuras ações que ainda poderão ser realizadas com a Irani. Elas se destacaram pelas soluções, produtos e serviços com elevado impacto na sociedade, de forma ampla, consistente e mensurável, de forma muito alinhada com os nossos propósitos”, destaca Fabiano Alves Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani.
Os programas do Quintessa focados na implementação de pilotos das soluções podem ser divididos em duas fases, de forma a proporcionar valor agregado às startups já na fase 1, recentemente concluída. As 12 startups tiveram a oportunidade de se aproximar da Irani, receber feedbacks sobre suas soluções, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o setor e a elaboração de uma prova de conceito contextualizada.
Adicionalmente, todas elas participaram de uma trilha de capacitação, contribuindo para fortalecer ainda mais o ecossistema. Agora, as seis startups selecionadas continuarão contando com o apoio da Quintessa para a implementação de seus pilotos.
“A parceria entre Irani e Quintessa reflete nossa crença na essência da inovação aberta, onde o princípio ganha-ganha entre empresa e startup prevalece. Enquanto as startups podem validar suas teses por meio desses projetos-piloto, com perspectiva de faturarem e consolidarem uma parceria estratégica com a Irani, a empresa garante a entrega de resultados que estão alinhados com sua estratégia ESG”, ressalta Anna de Souza Aranha, co-CEO do Quintessa.
Conheça as sete vencedoras do Irani Labs edição ESG, por segmento:
– Embalagens sustentáveis
Nathural Chemical: desenvolve impermeabilizantes recicláveis, biodegradáveis e compostáveis para embalagens.
Magma (grenshield): desenvolve papel barreira repolpável.

– Mudanças climáticas
Quanticum: mapeia potencial agronômico e ambiental com base em nanopartículas naturais da terra. Atende pequenos produtores, grandes indústrias e produtores, associações e governos que querem entender melhor o solo.
Bioflore: Plataforma para monitorar o estoque de carbono e a biodiversidade.

– Resíduos
Nanobot: equipamento gerador de nanobolhas que infunde gases na água para melhorar o sistema de tratamento de água do cliente.
Tamoios Tecnologia: Desenvolve embalagens com biocompósitos de celulose.

– Diversidade & Comunidade do entorno
Se Candidate Mulher!: Plataforma que prepara mulheres para os processos seletivos das empresas.
Fonte: ANK Reputation