Close

Japão desenvolve sorvete que não derrete

O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento da Bioterapia, em Kanazawa, no Japão, descobriu um novo ingrediente, que ajudou na criação de um sorvete que não derrete e é comercializado, atualmente, em algumas partes do País. O inovador sorvete, conhecido como Kanazawa Ice, possui polifenóis do extrato de morango – o ingrediente foi descoberto acidentalmente quando os pesquisadores estavam tentando fazer uma sobremesa de morango.

De acordo com os pesquisadores, os polifenóis de morango funcionam como um emulsionante, que evita a separação das fases de óleo e água do sorvete. Isso permite que o sorvete mantenha sua forma. Os noticiários locais, no Japão, confirmaram que o Kanazawa Ice não derreteu, como o sorvete tradicional nos dias quentes.

Esta não é a primeira vez que os cientistas desenvolveram um sorvete que derrete mais lentamente ou que não derrete. Em 2015, pesquisadores das Universidades de Edimburgo e Dundee descobriram que o uso de uma determinada proteína encontrada no natô, um produto de soja fermentado do Japão, pode ajudar a evitar o derretimento do sorvete. A proteína funciona como um emulsionante, vinculando a matriz de gordura do sorvete, ar e água. A proteína também pode ajudar a reduzir a formação de cristais de gelo que podem dar ao sorvete uma textura arenosa.

China: potencial mercado

De acordo com o relatório da Mintel sobre o mercado de sorvetes na China  2017, mais de um terço dos consumidores de sorvete, de 20 a 49 anos, estariam interessados ​​em um sorvete produzido com novas tecnologias (por exemplo, derretimento lento). Além disso, os consumidores com filhos estão especialmente interessados ​​na ideia em comparação aos consumidores sem filhos.

Embora o sorvete que não derrete possa intrigar os consumidores, ingredientes como os polifenóis de morango também proporcionam aos fabricantes o potencial de melhorar a vida útil dos sorvetes, retardando a formação de cristais de gelo.

Além disso, esses ingredientes poderiam ser usados ​​para desenvolver formas inovadoras de sorvetes. Na verdade, oito em cada 10 consumidores chineses de 20 a 49 anos estão muito interessados ​​ou interessados ​​em sorvetes com formatos inovadores (por exemplo, flor, macarrão). Os consumidores com filhos também são mais propensos a concordar que estariam interessados ​​em sorvete com sabores ou formas personalizadas.

O que pensamos

Embora existam outros ingredientes estabilizadores e emulsionantes que são amplamente utilizados por fabricantes de sorvete, o novo polifenol de morango poderia ser usado como alternativa natural, considerando as origens do ingrediente. Mas, ainda é necessário mais pesquisas sobre a funcionalidade do polifenol de morango, bem como informações sobre como o ingrediente é processado e como ele será rotulado em um produto acabado.

Fonte: Mintel