ZURIQUE – A multinacional americana de produtos farmacêuticos e de higiene Johnson & Johnson (J&J) chegou a um acordo para comprar a Actelion Pharmaceuticals, maior empresa de biotecnologia da Europa, por US$ 30 bilhões, informaram as companhias em comunicado nesta quinta-feira (26).
O acordo dá à J&J acesso ao portfólio de tratamentos de doenças raras da empresa suíça e põe fim a semanas de negociações. A gigante farmacêutica dos Estados Unidos abandonou inicialmente as negociações sobre o preço da transação e acabou por retomá-las cerca de uma semana depois, quando as duas empresas entraram em fase de negociações exclusivas.
A J&J vai pagar US$ 280 por ação, em dinheiro, pela Actelion, ficando com os tratamentos disponíveis comercialmente para doenças raras da empresa suíça.
A Actelion, por sua vez, vai fazer um cisão das operações de desenvolvimento de medicamentos para uma nova empresa chamada R&D NewCo. A Johnson & Johnson terá inicialmente 16% das ações da nova empresa, com uma opção para comprar outros 16%.
“Acreditamos que essa operação oferece um valor atraente tanto para os acionistas da Johnson & Johnson como para os da Actelion”, afirmou o diretor-presidente da gigante americana, Alex Gorsky, em um comunicado. (Dow Jones Newswires)
Fonte: Valor Econômico