Close

KHS aprimora tecnologia de inspeção de tampas presas com inteligência artificial

Tampas presas tornaram-se obrigatórias para todas as garrafas PET não retornáveis na União Europeia desde 2024. Como consequência, o número de variantes de tampas e, portanto, as exigências sobre a tecnologia de inspeção aumentaram. A KHS GmbH está enfrentando esses novos desafios com a ajuda da inteligência artificial (IA). A fornecedora de sistemas agora equipou sua consolidada unidade de inspeção de tampas Innocheck TSI com um detector de falhas baseado em IA.

A introdução obrigatória das tampas presas teve consequências significativas para os fabricantes de garrafas e bebidas da UE. Eles foram obrigados a encontrar novas soluções para continuar atendendo às exigências elevadas em termos de qualidade e proteção do produto. Isso também impactou a tecnologia de inspeção, conforme explica Nikita Wall, da equipe de Suporte de Produto em Rotulagem e Tecnologia de Inspeção da KHS. “As tampas presas eram raramente utilizadas antes da entrada em vigor da diretiva da UE. Por isso, os sistemas convencionais frequentemente atingem os limites de sua capacidade quando se trata de inspeção de tampas.” Além disso, o grande número de variantes de garrafas e tampas processadas, aliado ao aumento das capacidades das linhas, apresenta desafios adicionais.

Inspeção de tampas otimizada com IA

Com seu sistema de detecção de falhas baseado em IA para tampas presas, a fornecedora de soluções completas de Dortmund agora oferece uma engenharia inteligente que identifica defeitos potenciais durante a inspeção das tampas. O novo módulo utiliza algoritmos com patente pendente para analisar imagens dos fechamentos das garrafas em tempo real. Câmeras registram as tampas com alta resolução, enquanto modelos de IA avaliam esses dados. Ao aplicar aprendizado profundo (deep learning), os modelos se adaptam para considerar novos tipos de falhas que possam surgir.

O sistema assistido por IA da KHS aumenta tanto a precisão quanto a eficiência da inspeção. “Nossos clientes exigem padrões extremamente elevados em termos de garantia da qualidade. Em testes de campo intensivos, nosso detector de falhas baseado em IA provou que atende plenamente a esses requisitos,” enfatiza Wall.

Base para novos projetos

A KHS desenvolveu o novo sistema especificamente para seu já consolidado inspetor de tampas Innocheck TSI. Ele pode ser implementado tanto em máquinas novas quanto em equipamentos já existentes.

No futuro, a KHS também pretende aplicar a IA em outros equipamentos de tecnologia de inspeção. Wall comenta: “Na equipe de desenvolvimento, estamos atualmente discutindo para quais sistemas isso faria sentido. Soluções com IA só são práticas quando as exigências são complexas  e quando trazem benefícios claros para nossos clientes.”

Para mais informações, acesse:
https://www.khs.com/en/company/media

Fonte: Imprensa KHS e foto: Frank Reinhold