Com sua ambiciosa estratégia de proteção climática, o Grupo KHS está avançando consistentemente na redução de suas emissões de carbono. Um marco importante nesse caminho foi a recente validação de suas metas pela iniciativa Science-Based Targets (SBTi). Com base nisso, a empresa agora está implementando medidas concretas para cortar emissões.
Após a confirmação, pela SBTi, das metas climáticas que compartilha com sua controladora Salzgitter AG, o fornecedor de sistemas com sede em Dortmund estabeleceu diversas metas ambiciosas. Por exemplo, a empresa comprometeu-se a reduzir suas emissões diretas e indiretas dos Escopos 1 e 2 em 36% até 2028. Além disso, as emissões geradas ao longo de toda a sua cadeia de valor (Escopo 3) devem cair 20%.
“Nossa responsabilidade vai além das nossas unidades de produção. Fornecemos aos nossos clientes soluções holísticas que melhoram de forma mensurável sua pegada climática”, afirma Kai Acker, CEO da KHS GmbH.
Energias eficientes e renováveis
A KHS já migrou completamente para eletricidade verde em todas as suas unidades de produção na Alemanha e está otimizando continuamente sua infraestrutura. Medidas como sistemas eficientes de aquecimento e iluminação, aproveitamento de calor residual, portas industriais com isolamento térmico e automação predial inteligente já foram, em parte, implementadas. Na sede da empresa em Dortmund, por exemplo, a moderna tecnologia LED com sensores está reduzindo o consumo de eletricidade. Paralelamente, a frota de veículos está sendo convertida para modelos elétricos.
A KHS também está substituindo combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia: nas plantas de Dortmund e Worms, a empresa de engenharia planeja implantar redes próprias de aquecimento para eliminar completamente o uso de gás e óleo. Além disso, sistemas fotovoltaicos em diversas unidades na Alemanha estão contribuindo para a redução do consumo de energia e das emissões de CO₂. Novas instalações de painéis solares também estão sendo planejadas para unidades internacionais da KHS.
Inovações para uma produção mais sustentável
Além de reduzir suas próprias emissões de carbono, a KHS também está ajudando seus clientes a reduzirem as deles. Um bom exemplo disso é a nova geração de sopradoras InnoPET Blomax, que, com seu sistema de aquecimento Double Gate otimizado, reduz o consumo de energia em até 40% em comparação com sopradoras de via única da mesma capacidade.
O pasteurizador Innopas SX também contribui, diminuindo significativamente o consumo de água graças a sistemas otimizados de recuperação de calor.
Além disso, o serviço Bottles & Shapes™ da KHS permite projetar garrafas PET extremamente leves, com menor uso de material — o que representa economia de recursos valiosos para os clientes.
Emissões líquidas zero até, no máximo, 2050
Além das metas de curto prazo, a KHS, junto à Salzgitter AG, compromete-se a alcançar emissões líquidas zero até, no mais tardar, 2050 — com a meta antecipada para 2045 no caso das emissões dos Escopos 1 e 2. “Os próximos anos serão decisivos para permanecermos firmes nesse caminho rumo à neutralidade climática na produção em longo prazo”, afirma Acker. “Estou absolutamente convencido de que alcançaremos nossas metas climáticas ambiciosas.”
Fonte: Imprensa KHS e foto: Frank Reinhold