Close

Klabin conquista o Prêmio Golden Tombstone com case inovador de sustentabilidade financeira

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, foi a grande vencedora da categoria ‘Debt’ na edição 2022 do Prêmio Golden Tombstone, com o case Sustainability-Linked Bond (SLB). A cerimônia de premiação, que ocorreu nesta semana, em São Paulo, contou com a presença de representantes da equipe de Finanças Corporativas, Relações com Investidores e ASG da Companhia.

 

A Klabin possui uma estratégia robusta de finanças sustentáveis, na qual o case Sustainability-Linked Bond (SLB) está inserido. O projeto consiste em atrelar a emissão de títulos de dívidas com metas de sustentabilidade, o que evidencia o compromisso da empresa com a mobilização de capital com foco na mitigação e adaptação frente às mudanças climáticas. A operação do SLB, no valor de US$ 500 milhões, tem prazo de vencimento para 2031 e uma taxa (cupom) de 3,2%, condicionada ao cumprimento de três metas, até 2025, atreladas aos critérios ASG, sendo uma delas o compromisso com a reintrodução de duas espécies extintas ou ameaçadas de extinção em áreas florestais da Companhia. A definição da meta fez com que a Klabin se tornasse a primeira empresa no mundo a vincular sua performance em biodiversidade ao setor financeiro.

 

“Nos orgulhamos muito dessa operação, que, alinhada aos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, que norteiam a Agenda Klabin 2030, foi reconhecida pelo mercado e refletiu no menor yield da história de empresas brasileiras com a mesma avaliação de risco. Este prêmio coroa nosso comprometimento com a sustentabilidade e a geração de valor, funcionando como um incentivo para que sigamos neste caminho de respeito e priorização do meio ambiente em nossas estratégias de negócios”, afirma Gabriela Woge, diretora de Finanças Corporativas da Klabin.

 

A transação já havia sido listada pelo prêmio Bonds & Loans Latin America & Caribbean Awards, do conglomerado GFC Media Group, em dezembro de 2021, que reconheceu a Klabin na categoria “ESG Deal of the Year”, pelo SLB com o maior destaque em Sustentabilidade/ESG, quando comparado com outras empresas da América Latina e Caribe.

 

Fonte: In Press Porter Novelli