Nesta semana, o primeiro caminhão dobrável do Brasil começa a operar nas florestas plantadas da Klabin no Estado do Paraná. A inovação foi desenvolvida pela Unidade Florestal da companhia, que trouxe a tecnologia da Austrália e coordenou sua implantação em veículo próprio e adaptação ao cotidiano da área em parceria com uma empresa especializada. Nesse início, o caminhão vai operar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.
O caminhão dobrável é um modelo “bitrem”, específico para o carregamento de toras de madeira, que encolhe a segunda carroceria, somando-a à primeira. O veículo reduz de 19 metros de comprimento para 15 metros, trazendo diversas vantagens, sendo a principal o ganho de território. Comparado aos veículos tradicionais, ele usa uma área muito menor para manobrar, o que lhe confere melhores condições de direção e aderência em áreas declivosas por causa do menor raio necessário para curvas, além de liberar terras que podem dar espaço para plantações, por exemplo, abrindo a perspectiva de aumento da produtividade florestal da companhia.
Quando vazio e dobrado, seu tamanho reduzido permite ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via, além de gerar, ainda, a economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus. As modificações serviram para adaptar o caminhão às necessidades específicas da operação florestal da Klabin, mais complexa que a de outros países, além de mantê-lo dentro dos parâmetros da legislação brasileira.
“A Klabin tem investido constantemente em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio e manter seu pioneirismo. A equipe florestal conseguiu inovar mais uma vez, demonstrando a alta capacidade de desenvolvimento interno da companhia”, afirmou o diretor Florestal da Klabin, José Totti.
Fonte: In Press Porter Novelli