Há seis anos, a Krones do Brasil começou a aprimorar a ocupação de seus técnicos de serviços externos, sobretudo por meio de uma maior sinergia entre as subsidiárias da empresa na América Latina. Um dos caminhos foi ampliar a exportação de sua mão de obra, o que pouco acontecia até 2015. Dessa forma, a Krones do Brasil aproveita a capacidade disponível de seu corpo técnico em períodos de baixa demanda para serviços no exterior, atendimentos emergenciais e planejados para clientes no Brasil com operações em vários países ou suporte para a sua matriz, na Alemanha. A Krones do Brasil prioriza o atendimento para o Brasil e a América do Sul; a exportação de mão de obra cria alternativas para uma gestão mais eficiente de recursos, contribuindo para a eficácia dos atendimentos que a empresa realiza.
Os resultados foram positivos: entre 2015 e 2019, a Krones do Brasil vendeu 16.000 dias de trabalho de seus técnicos para países latino-americanos. Em 2020, o serviço foi duramente impactado pela pandemia do novo coronavírus, que criou barreiras para a locomoção dos técnicos para outras nações. A Krones do Brasil, no entanto, estabeleceu rígidos protocolos de saúde e segurança para seguir atendendo às demandas externas, mesmo que de forma mais restrita. Até o final de novembro deste ano, foram 592 dias de trabalho de seus técnicos fora do Brasil. A novidade é que a empresa conseguiu entrar em mercados até então inexplorados, como no continente africano.
Este ano, a Krones do Brasil enviou técnicos para Gana e Camarões. E o ótimo trabalho realizado nesses dois países abriu uma porta para que a empresa entrasse na Ásia – já há a previsão de 220 dias de serviços no Japão, entre janeiro e fevereiro de 2021. Em 2020, a subsidiária brasileira também estabeleceu laços com os Estados Unidos, além de fortalecer a parceria com clientes da Krones no México, mercado emergente que possui uma base instalada superior à do Brasil.
Algumas razões foram decisivas para a ampliação da oferta de mão de obra no exterior, além da decisão de melhor aproveitar a capacidade de trabalho do corpo técnico da empresa. Uma delas, conforme mencionada, foi a maior conexão da Krones do Brasil com subsidiárias da América Latina, Europa, África, Oriente Médio e da região Ásia/Pacífico, por meio de reuniões periódicas entre suas equipes. Outra foi a valiosa dedicação dos planejadores de serviços externos de cada subsidiária e dos consultores técnicos, que deixam suas residências para ir a campo.
O fato de a Krones do Brasil ser hoje a base da área de Service na América Latina permitiu à empresa liderar esse processo de sinergia regional. Outro ponto importante é o protagonismo da filial brasileira no direcionamento das ações de serviços. Por ter acesso às necessidades de mão de obra enviadas à matriz, na Alemanha, a Krones do Brasil, de forma proativa, sugere a utilização de técnicos brasileiros em vez de técnicos europeus, facilitando a logística do serviço e reduzindo os custos do projeto, a exemplo do que aconteceu com um cliente da Krones na Guatemala. A filial brasileira também avalia o planejamento mundial de técnicos e, nos locais onde detecta grande demanda por serviços, contata o planejador responsável para prestar apoio.
A Krones do Brasil possui há cinco anos um moderno Centro de Treinamento, que possibilita uma capacitação de alto nível de seus profissionais de serviços externos, englobando, além dos conhecimentos técnicos nas diversas tecnologias da empresa, estudos de idiomas e de formação humana, para o melhor relacionamento com os clientes – do Brasil e do exterior. A empresa também conta com o seu Programa de Trainees, que tem investido, desde 2013, na formação de jovens consultores técnicos.
Em 2020, o trabalho da Krones do Brasil em Gana tem um significado especial. Lorena Almeida, que faz parte do time presente em um cliente de Acra, capital do país, é a segunda consultora mulher brasileira a atuar em uma nação da África – a primeira foi Gabriela Pereira, que trabalhou no Mali em 2014.
A Krones do Brasil tem aberto mais oportunidades para que consultores do sexo feminino recebam capacitação e trabalhem numa área com ampla presença masculina. O Programa de Trainees é um exemplo do investimento da filial brasileira na seleção e formação de mais mulheres para Service. Tanto Lorena como Gabriela, que hoje atua na área de Suporte Técnico da Krones do Brasil, foram trainees da empresa.
Lorena vai ficar pouco mais de um mês em Gana, uma experiência que, segundo ela, tem sido incrível, tanto pessoal como profissionalmente. “Quando cheguei a Acra, confesso que tomei um susto, pois a diversidade cultural é gritante, mesmo eu tendo pesquisado bastante sobre o país antes de viajar. Levei um tempo para me adaptar. O que facilitou a minha vivência em Gana foram as pessoas locais, que são muito receptivas, o local de trabalho, que oferece um bom suporte, e a companhia de mais dois colegas da Krones do Brasil”, conta.
“Quero destacar a minha satisfação em ter sido convocada para a realização desse importante trabalho, que me trouxe grande motivação, conhecimento e expansão da minha rede de contatos. Uma experiência que, além de abrir portas para mim, tem sido uma grande oportunidade de maior aproximação entre a Krones África e a Krones do Brasil”, completa Lorena.
Fonte: Imprensa Krones