Embalagens plásticas são, sim, sustentáveis, desde que usadas de forma correta e com respeito ao meio ambiente. Por isso, a Krones passou a fazer parte, em 2020, da European Circular Economy Stakeholder Platform, uma iniciativa de empresas e entidades europeias interessadas na economia circular do plástico. A Krones comprometeu-se, desde então, a seguir oito metas que fortalecem essa economia circular e promovem uma maior proteção climática. As metas foram abordadas ao longo da participação da Krones na feita K 2022, em outubro, na Alemanha. Conheça a seguir as oito metas assumidas e o que a Krones tem feito para cumpri-las.
Meta 1: compabilidade rPET
Até 2025, será possível, em todas as novas linhas de envase PET da Krones, manusear garrafas feitas com até 100% de reciclados de alta qualidade, sem qualquer prejuízo à qualidade e segurança do produto envasado ou eficiência da produção. O sistema ErgoBloc, da Krones, já é capaz de processar 100.000 garrafas por hora com materiais totalmente reciclados.
Meta 2: embalagem secundária livre de plástico
A Krones oferece soluções alternativas de embalagem secundária sem plásticos descartáveis para todos os formatos de embalagens múltiplas de uso comum. O LitePac Top, por exemplo, constitui uma alternativa ecológica para substituir o filme retrátil ou os anéis de plástico que mantêm as embalagens unidas. Consiste em um clipe de papelão, que precisa de menos material e menos energia para sua produção do que o filme retrátil, e pode ser feito de material reciclado.
Meta 3: suporte para design de embalagens recicláveis
A Krones utiliza sua expertise tecnológica para apoiar os clientes na concepção de formas de embalagens ideais para reciclagem. A empresa possui uma equipe de especialistas disponíveis para responder a todas as questões relacionadas a Design for Recycling (todo o ciclo de vida de uma embalagem é antecipado na
fase de design) e Design from Recycling (a embalagem é projetada para garantir que ela possa ser produzida em um processo de baixo consumo de recursos e baixa emissão sem usar materiais virgens).
Meta 4: mudança da produção linear para a economia circular
Os clientes recebem o suporte de que precisam para obter ótimos resultados também nas linhas existentes ao manusear materiais reciclados e/ou renováveis. Todos que desejam dar ao produto um design sustentável devem se concentrar em todo o ciclo de vida do produto. Quando se trata de alimentos e bebidas, a reciclagem de embalagens é um critério importante nesse contexto, mas não o único. A gestão responsável de outros recursos também exerce influência na pegada ecológica do produto. A Krones oferece uma série de soluções e serviços, desde máquinas enviro eficientes em energia até o planejamento e implementação de uma produção 100% neutra em carbono.
Meta 5: fechamentos fixos permanentemente
A Krones oferece equipamentos que permitem o uso das tethered caps (tampas permanentemente presas à garrafa). A partir de 2024, as tethered caps deverão ser instaladas em recipientes de plástico não retornáveis na União Europeia. A Krones realizou, em parceria com produtores de tampas, testes em que os diferentes tipos de tampas amarradas foram examinados em relação à sua processabilidade nas linhas da Krones. Os testes mostraram que podemos cobrir completamente a demanda relevante com nosso portfólio de produtos atual. As primeiras linhas de engarrafamento já estão sendo alteradas de acordo com a norma. Além disso, a Krones recomenda aos clientes que precisam trocar seu kit de qualquer maneira que mudem para um acabamento de gargalo mais curto (e, portanto, com economia de material) de uma só vez.
Meta 6: rotulagem sustentável
Para melhores resultados de reciclagem, o portfólio da Krones inclui soluções de embalagem em que os rótulos podem ser removidos do recipiente vazio sem problemas. O objetivo a longo prazo é reciclar os rótulos junto com os recipientes – ou dispensar totalmente um material separado para a decoração dos recipientes. Os clientes que desejam dispensar materiais adicionais podem decorar seus recipientes com a tecnologia de impressão digital direta, que, além de permitir opções de design totalmente novas, aplica uma decoração pessoal a recipientes individuais dentro de um lote. E a tinta utilizada para este fim pode, durante a reciclagem, ser retirada do recipiente sem deixar resíduos.
Meta 7: investimentos em reciclagem
A atualização das soluções da Krones para a reciclagem de materiais de embalagens plásticas (sólido/flexível, PET, poliolefinas e PS) avança ainda mais com o investimento contínuo em projetos de pesquisa e desenvolvimento relevantes. O Centro de Tecnologia de Reciclagem da Krones na Alemanha reiniciou a operação em 2021, após um período de reformas. O investimento de aproximadamente 600 mil euros foi canalizado para aumentar a produção da planta de lavagem experimental e atualizar tecnologicamente o módulo de lavagem integrado Krones MetaPure W. A usina de reciclagem agora pode ser usada para realizar testes não apenas com PET, mas também com poliolefinas (PE/PP) e vários materiais de filme. O objetivo é otimizar a tecnologia de reciclagem da Krones para uso em outros setores, por exemplo, na indústria moveleira ou automotiva.
Meta 8: além das embalagens PET
Além das soluções PET convencionais, a Krones busca proativamente projetos de desenvolvimento ligados a tecnologias disruptivas que levem as bebidas ao consumidor de forma inovadora (soluções sem embalagem, garrafa de papel). A empresa, contudo, ainda não tem permissão para revelar detalhes desses avanços tecnológicos. Vários projetos de pesquisa relevantes estão atualmente em andamento no Laboratório de Inovação da Krones.
Krones do Brasil – Assessoria de imprensa