Close

Laboratório da Valfilm garante logística eficiente de cargas embaladas e paletizadas

Os filmes shrink e stretch são produzidos, basicamente, de polietileno, utilizados para embalar e proteger a carga paletizada. O filme shrink termoencolhível é utilizado para unitização de garrafas de cerveja, latas de refrigerante, embalagens de água mineral, entre outros. “É uma solução bastante versátil que facilita o transporte do produto pelo consumidor”, afirma Bruno Rosa, coordenador de projetos estratégicos da Valfilm.

Entre as principais características do filme shrink, destacadas por Rosa, estão capacidade de encolhimento, rigidez, transparência e o elevado brilho que destaca a marca no ponto de venda.

O filme stretch é estirável é utilizado para unitização de cargas paletizadas. Sua aplicação pode ser feita em máquinas manuais ou automáticas. Para entregar melhores aplicações para os seus clientes, a Valfilm conta com um Laboratório de Simulação de Transporte onde realiza ensaios baseados em normas americanas e europeias que replicam os impactos do transporte, como vibração, oscilações, frenagens, acelerações e curvas. “Garantir a segurança da carga transportada é uma preocupação de muitos clientes, por isso trouxemos a realidade para dentro do laboratório”, ressalta Rosa. Ele acrescenta: “Desde a criação do laboratório, há três anos, já ensaiamos mais de 100 paletes”.

Modificando a forma de aplicação do filme, a empresa conseguiu, por exemplo, reduzir em 49% o consumo de filme de um cliente e, ainda assim, garantir a proteção da carga paletizada. “Isso teve um impacto também na redução de carga transportada, menor consumo de canudos de papelão das bobinas, menor emissão de gás carbono. O ganho de sustentabilidade é muito grande”, destaca o coordenador de projetos estratégicos.

O Laboratório de Simulação de Transporte permite reduzir custos de logística. “É possível evitar danos aos produtos e o desperdício em decorrência de tombamento de cargas que inutilizam os itens para venda no varejo. Desenvolvemos uma solução customizada que melhora o processo do cliente, a eficiência e a qualidade”.

A entrevista completa de Bruno Rosa, coordenador de projetos estratégicos da Valfilm, está disponível em nosso canal no YouTube.

Na próxima terça-feira, às 19 horas, a live Embalagens em Pauta recebe Diego Souza, consultor de serviço técnico da DuPont, vai falar sobre a importância das cores nas embalagens.