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Laminação metálica em papel resistente é nova tendência para embalagens

Antes restritas a capas de livro, a laminação metálica em papel resistente é a nova tendência para embalagens. Muitas marcas estão encontrando uma forma de se destacar no mercado com a solução, como é o caso do bastão anticloro alcaline para água da E-Energy.

Para proteger e divulgar esse produto, foi utilizado o papel Ibema Supera White 260 FSC Triplex, que garante a resistência necessária. “O papel cartão Ibema é ideal quando a marca precisa de uma solução personalizada, pois estamos muito próximos aos nossos parceiros gráficos e dispomos de muita variedade capaz de embalar diferentes necessidades”, conta o gerente de Estratégia e Marketing da Ibema, Diego Gracia.

“Essa é uma nova tendência do mercado, e sentimos muita demanda para a laminação prata aplicada antes de imprimir: fizemos cerca de 20 produtos com essa técnica só neste mês”, conta o diretor de marketing da Midiograf, Gustavo Benvenho. Ele explica que os acabamentos especiais, que antes eram utilizados de forma pontual, como verniz localizado e hotstamping, hoje vão além e se tornam embalagens 100% metálicas.

“Para isso, precisamos utilizar um papel confiável e resistente e laminá-lo com a cor prata ou dourada antes da impressão. Temos know-how grande em produtos metalizados, e isso é necessário porque eles não seguem os mesmos critérios de velocidade e atenção que uma embalagem tradicional, principalmente na impressão em máquinas offset”, conta Benvenho.

“O Ibema Supera é uma opção que nos dá confiabilidade de estrutura, pois não é só de cor que se faz uma boa embalagem. Trata-se de um acabamento muito difícil de fazer, pois ocorre de o papel pegar estática, o que atrapalha na hora de imprimir.”

Ele lembra que, antigamente, as laminações eram restritas a capas de livro e outras publicações editoriais, mas hoje o uso está disseminado em embalagens de produtos farmacêuticos e bens de consumo do varejo, como diferencial para alcançar maior valor agregado e apelo. “Mesmo caixas de panetone e outros alimentos de fim de ano optam por esse chamariz, o que amplia o mercado gráfico e permite inovar”, comemora Benvenho.

Fonte: smartcom